CIDADE

Grupo organiza manifestação contra retirada de árvores

À frente da organização, estudante critica postura da Semat, que estaria tratando o assunto de forma arbitrária. Sem se manifestar sobre o assunto, secretário confirma presença no protesto

Felipe Madeira
Publicado em 01/07/2015 às 16:07Atualizado em 16/12/2022 às 23:29
Compartilhar

 Moradores, comerciantes, trabalhadores e estudantes da região da avenida Getúlio Guaritá, no bairro Abadia, se reunirão em manifestação no início da tarde desta quinta-feira (02) em sinal de protesto para a preservação das árvores plantadas no local. A manifestação está marcada para começar às 12h.

Um grupo organizado no Facebook, intitulado “Contra a retirada das árvores”, já conta com quase 500 participantes ativos. Por meio da rede social, os participantes promovem atividades em alusão às árvores, plantadas na avenida há aproximadamente 35 anos.

A universitária Cristielle Moreira, que faz parte da organização do protesto, explica que a causa dos problemas não são as árvores, mas sim a ineficiência do poder público em trabalhos como segurança e preservação do local. “São cuidados que a Prefeitura deve ter regularmente com a região e não está tendo. Não é só aquela rua, é a região toda que não é olhada, até mesmo onde não tem árvore”, disse.

Cristielle ainda critica a forma autoritária como a questão tem sido conduzida. Isso porque, segundo a estudante, o secretário titular da pasta de Meio Ambiente, Ricardo Lima, teria recusado atendimento ao grupo. Além disso, ela denuncia que a enquete online foi proposta de forma tendenciosa. “Eles (Semat) fizeram uma introdução apontando só os problemas. Muitos não condizem com a verdade e as perguntas foram feitas com intuito evitar a participação popular, uma vez que eles não explicam o que é repaginação ou revitalização”, explica.

Além de manifestação, haverá recolhimento de assinaturas para nota de repúdio, exibição de vídeo e dinâmicas com as árvores. Procurada, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o secretário confirmou presença e estará na manifestação, sem, contudo, se manifestar sobre as críticas tecidas pela estudante, representando o grupo protestante. Ainda de acordo com a nota oficial, será marcada audiência pública ainda este mês para discutir o assunto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por