CIDADE

Docentes da UFTM adiam início da greve anteriormente previsto para hoje

Professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro adiam início de greve prevista para começar hoje

Geórgia Santos
Publicado em 01/07/2015 às 20:51Atualizado em 16/12/2022 às 23:28
Compartilhar

Professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro adiam início de greve prevista para começar hoje. O indicativo havia sido definido em assembleia realizada no dia 24 de junho, entretanto, na segunda-feira (29) foi realizado mais um encontro em que a categoria decidiu que o movimento seria adiado, sem data definida.

“Entendemos que aqui na UFTM é preciso que haja mais tempo de discussão sobre as reivindicações da categoria, um amplo entendimento da negociação, sobre o que está sendo solicitado pelo sindicato ao governo federal. Além disso, esperamos também pela reunião que vai acontecer entre sindicato e governo no dia 7 de julho, que pode proporcionar avanços”, explica o presidente da Associação dos Docentes da UFTM, Fernando Seiji da Silva.

Segundo Fernando, são várias as reivindicações da categoria, mas é possível delimitar em dois pontos pelos quais os trabalhadores estão lutando. Primeiro, pedem pela reestruturação da carreira, não é questão salarial, os professores não estão pedindo reajuste anual; querem também a definição de data-base e que os passos da carreira sejam bem definidos, isto é, o trabalhador recebe reajustes a partir do tempo de trabalho e qualificação profissional, porém, não existe um índice definido para os avanços.

A outra frente de reivindicações são as condições de trabalho. Muitas universidades federais enfrentam dificuldades na estruturação. Por conta do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reune), muitas expandiram de forma não tão ordenada e isso gerou déficit na qualidade de ensino. Segundo Fernando, na UFTM existem algumas áreas que precisam de melhorias e o assunto vem sendo tratado junto à reitoria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por