CIDADE

Advogada diz que proposta não passa de discurso político

O assunto está em alta porque na semana passada a comissão especial da Câmara dos Deputados, que discute o tema, aprovou relatório

Geórgia Santos
Publicado em 28/06/2015 às 14:24Atualizado em 16/12/2022 às 23:32
Compartilhar

Redução da maioridade não passa de discurso político, na opinião da advogada Roberta Toledo. O assunto está em alta porque na semana passada a comissão especial da Câmara dos Deputados, que discute o tema, aprovou relatório, mas muitos são contra esta medida que altera a legislação.

Roberta diz que a justificativa de que haverá redução da criminalidade ao prender menores não é verdade. “O que queremos não é que o menor pratique crime, e sim que deixe de praticar crime. Por isso, é preciso atacar a causa, trabalhar nos pontos que evitem a violência, melhorando aspectos como a estrutura educacional, investindo na educação em tempo integral, com a prática de esportes, cursos de capacitação, enfim, situações que hoje não são trabalhadas em todas as escolas”, explica a advogada.

Já para aqueles que estão envolvidos com a criminalidade, Roberta acredita que é preciso melhorar as condições nos centros socioeducativos para menores. “O menor deve responder pelo que fez, mas estes locais deveriam orientar esse jovem com ações educativas. E, além disso, também acho que os pais deveriam ser responsabilizados”, afirma Roberta, lembrando que também existem influências para o aumento da criminalidade do consumismo, estimulado pela mídia, que fixa seus objetivos em fazer as pessoas a comprarem. O jovem deseja aquele produto e, como não tem condições financeiras, rouba de outra pessoa.

Para finalizar, a advogada afirma que o desejo dos parlamentares em mudar a maioridade penal é questão política, para mostrar à sociedade que estão fazendo algo pela segurança, quando, na verdade, não estão, pois mudar lei não gera custos e nem investimentos, enquanto que para melhorar as condições das escolas, por exemplo, seria preciso buscar verba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por