CIDADE

Secretário cumpre expediente nas UPAs para verificar atendimento

Com o intuito de acompanhar de perto as atividades nas Unidades de Pronto-Atendimento, o secretário de Saúde, Marco Túlio Cury, cumpre expediente de trabalho nestes locais

Geórgia Santos
Publicado em 22/05/2015 às 14:41Atualizado em 17/12/2022 às 00:03
Compartilhar

Com o intuito de acompanhar de perto as atividades nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), o secretário municipal de Saúde, Marco Túlio Cury, cumpre expediente de trabalho nestes locais. Ontem, o secretário estava na UPA do Mirante e hoje segue para a UPA São Benedito.

A medida está sendo adotada em virtude da série de reclamações que chegou a ele. “Na verdade, realizo este trabalho de fiscalização desde que assumi a pasta, com relatórios periódicos. Mas nesta semana houve aumento de reclamações, por isso decidi, junto com a Pró-Saúde, realizar essa atividade de acompanhar os trabalhos desenvolvidos nas unidades. Preciso saber o que está acontecendo, não posso trabalhar com suposições, tenho que ter certeza, pois é um contrato em que há responsabilidades do município e da empresa. E como as reclamações aumentaram, preciso ver in loco o que está acontecendo”, explica o secretário municipal de Saúde.

Quando questionado sobre a data que escolheu para realizar essa vistoria, se não seria melhor em dias em que o movimento é maior, como segunda ou terça-feira, Marco Túlio disse que também estará presente nas UPAs nestes dias. “Vou estar onde houver mais reclamações e assim vou instalando o meu gabinete; se quiserem me encontrar para reuniões, assinar documento, estou despachando nas UPAs”, afirma Cury.

O secretário abordou também em relação aos casos que são atendidos nas UPAs, sendo que a maioria das pessoas, inclusive aquelas que reclamam de demora, apresentam casos ambulatoriais e que poderiam ser atendidos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). De acordo com ele, a secretaria já trabalha para melhorar as condições nas UBSs para que os usuários deixem de procurar as UPAs. “Através de concursos, processos seletivos e remanejamentos, estamos fortalecendo a atenção primária nas unidades básicas. É uma junção de fatores e serviços que vai gerar essa redução nas UPAs”, afirma o secretário, lembrando que nos próximos dias o seu gabinete também será instalado nos postos de saúde dos bairros, com o mesmo objetiv verificar as condições de atendimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por