CIDADE

Saúde realiza atos no centro em torno da Semana de Luta Antimanicomial

Nos dias 21 e 22, a Diretoria de Atenção Psicossocial da SMS realiza atos relativos à Semana de Luta Antimanicomial

Thassiana Macedo
Publicado em 21/05/2015 às 08:10Atualizado em 16/12/2022 às 03:38
Compartilhar

Nos dias 21 e 22, a Diretoria de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde realiza atos relativos à Semana de Luta Antimanicomial em Uberaba. Os dois dias de eventos voltados ao esclarecimento de temas relacionados à saúde mental ocorrem em parceria com os Centros de Atenção Psicossocial, como Caps Maria Boneca, Caps Inácio Ferreira, Caps AD e o Centro de Referência da Infância e Adolescência (Cria). Atualmente, 23.280 atendimentos são realizados por mês na atenção psicossocial da cidade.

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio, data que ficou marcada a partir da década de 80 com a reforma psiquiátrica e as mudanças na assistência à pessoa com transtorno mental. A semana começa hoje, com alongamento, atividades recreativas, apresentações culturais com idosos do Sesc e o coral da Apae, e a oficina de esquizodrama conduzida pelos profissionais do Caps Maria Boneca, das 9h às 13h, na praça Rui Barbosa. Já amanhã, dia 22, o evento acontece na sede do Sesc, localizado na rua Ricardo Misson, nº 411, das 9h às 12h, com gincana, sessão de cinema e oficinas.

De acordo com o diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Henrique Marçal, a programação tem foco na mobilização e inclusão social dos usuários do sistema, bem como na informação sobre os direitos das pessoas com transtorno mental. As atividades são abertas para a população, incluindo os usuários do sistema. “A saúde mental é uma questão de saúde como as outras. Precisamos de uma mudança de paradigma, de quebrar o estigma e o preconceito que ainda existem. A internação psiquiátrica deixou de ser o único meio de atenção, e hoje existe uma rede de serviços abertos para assistência ao paciente, com base na inclusão social e exercício da cidadania”, afirma o psicólogo.

Os quatro Caps de Uberaba fazem por mês cerca de 12 mil atendimentos de psiquiatria, psicologia, serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, dispensação de medicamentos e atividades de reinserção social. Nas Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista e São Cristóvão), que têm atendimento psicológico e psiquiátrico para casos de baixa e média complexidade, são feitos 6.600 atendimentos mensais.

Já o Programa de Matriciamento para a atenção em saúde mental monitora e acompanha os casos por meio das equipes do PSF. A rede de serviços também conta com 120 leitos no Sanatório Espírita de Uberaba, onde são feitos 3.600 atendimentos ao mês, e seis leitos de saúde mental no Mário Palmério Hospital Universitário, com cerca de 1.080 atendimentos ao mês.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por