CIDADE

Lojistas do calçadão recebem o projeto para iniciar revitalização

Previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas é de que até julho a etapa de fundação para suportar as colunas das marquises e a parte hidráulica estejam prontas para a Prefeitura iniciar o piso

Thassiana Macedo
Publicado em 21/05/2015 às 16:16Atualizado em 16/12/2022 às 03:29
Compartilhar

CDL Uberaba termina entrega de cópia do projeto arquitetônico em prancha aos lojistas do calçadão para padronização das fachadas. Comerciantes deverão realizar a obra de acordo com o projeto técnico definido pela Secretaria de Planejamento e respeitando toda a proposta de paisagismo desenvolvida por Roberto Burle Marx.

A entrega foi feita pelo presidente Miguel Faria e pelo diretor comercial e de Expansão, Ângelo Crema, aos 27 proprietários de estabelecimentos no local. Faria lembra que a medida já havia sido levantada na gestão passada, porém, muitos comerciantes relutaram em colocar o projeto em prática naquela época. “Fez BRT, tirou estacionamento, construíram novo shopping e a economia não está aquecida. Talvez se tivéssemos feito lá atrás estaríamos colhendo os frutos agora. Mas hoje há uma lei que tem que ser cumprida, com prazo pré-estipulado, e com certeza todos vão cumprir. A maioria quer isso. Creio que dos 27, cerca de 24 ou 25 lojistas querem fazer o projeto, e em virtude da minoria não há como não fazer o projeto. Alguns até já contrataram a empresa que vai fazer. Aliás, tem lojistas de outros espaços que querem que o calçadão fique pronto para contemplá-los também. E quanto mais tempo demorar para fazer isso, o centro vai morrer”, alerta o dirigente.

Segundo Miguel Faria, a primeira fase da obra, que é fundação, para receber as colunas para aplicação das marquises, e a parte hidráulica, a qual é de responsabilidade dos comerciantes, deverá ficar pronta até o fim de julho. Com esta etapa concluída, a segunda fase é de responsabilidade da Prefeitura, cuja empresa contratada cuidará da pavimentação do calçadão. Além disso, após a fundação, comerciantes terão 90 dias para fazer as colunas e a cobertura. “A intenção é revitalizar o centro da cidade seguindo os moldes de um shopping a céu aberto, com fachadas padronizadas e marquises para proteger os pedestres do sol e da chuva”, frisa.

O dirigente destaca que, para fomentar ainda mais o negócio no centro, a Prefeitura anunciou a liberação do estacionamento das 14h de sábado às 6h de segunda-feira, o que poderá atender empresas que pretendem abrir até mais tarde, aos sábados. Miguel Faria avalia ainda que o estacionamento previsto para ser construído no espaço do Cine Metrópole e Grande Hotel, hoje desativados, será fundamental para o comércio na região.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por