CIDADE

Comemoração da abolição reuniu cerca de 2 mil pessoas em desfile

Cerimônias tiveram, além do fitão, pronunciamentos de autoridades e entrega de retratação da Câmara na praça Santa Teresinha

Geórgia Santos
Publicado em 14/05/2015 às 08:13Atualizado em 17/12/2022 às 00:10
Compartilhar

Grupos de congada, moçambique, afoxé e capoeira realizaram ontem desfile em comemoração ao “13 de Maio”, quando se celebra a Abolição da Escravatura. A concentração ocorreu em residência no bairro Mercês, de onde 11 grupos, com cerca de duas mil pessoas, saíram em cortejo até a praça Santa Teresinha com o chamado fitão. O destaque dos festejos foi a iniciativa da Câmara Municipal, que fez a entrega de uma comenda de reconhecimento da abolição.

O dia 13 de maio marca o aniversário da Abolição da Escravatura, quando em 1888 foi sancionada a Lei Áurea, que extinguiu a prática da escravidão no país. “A partir de então comemoramos a vigência desta lei no dia em que foi sancionada. Todos os anos, independente do dia da semana, realizamos a celebração o dia inteiro, com várias atividades, fechando a coroação do casal de festeiros do próximo ano”, explica o presidente da Associação de Congada de Uberaba, Luís Marcelo Conceição, o “Marcelo Simpatia”.

Na programação de ontem, além do desfile dos ternos, na praça Santa Teresinha houve pronunciamentos de autoridades, missa Afro, com o anúncio dos festeiros de 2016, e a entrega da comenda de reconhecimento da Câmara de Vereadores. De acordo com historiadores, apesar de a abolição ter ocorrido em 1888, nos anais do Poder Legislativo de Uberaba não consta nenhum tipo de reconhecimento oficial deste ato. “Foi um marco, um reconhecimento. Um momento muito importante, mesmo com atraso que aconteceu. A homenagem foi concedida a toda comunidade afro, recebemos certificados, vou distribuir para todos que participam das celebrações. Não é somente um homenageado”, afirma Marcelo.

A comemoração da Abolição da Escravatura é uma tradição anual da comunidade negra. Há mais de 50 anos, Edilene Aparecida da Cunha participa das atividades. “Desde criança estou presente, aprendi com a minha mãe, sempre em louvor à Abolição da Escravatura, da nossa liberdade”, afirma Edilene.

Vale lembrar que as comemorações não estão restritas ao dia 13 de maio. No domingo, dia 17, às 12h, haverá saída do fitão da igreja Nossa Senhora do Rosário, na avenida Reynaldo Boaretto, conjunto Uberaba 1, em direção ao Centro Étnico, no conjunto Elza Amui, seguida de confraternização com os ternos de congada e moçambique de Uberaba e região.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por