CIDADE

Município inaugura DI para abrigar pequenas e médias empresas

Distrito Industrial II é municipalizado e uma nova área industrial em Uberaba inaugurada nesta segunda-feira (4). O evento contou com a presença do diretor-presidente da Codemig

Geórgia Santos
Publicado em 05/05/2015 às 17:36Atualizado em 16/12/2022 às 03:30
Compartilhar

Jairo Chagas

Distrito Industrial II é municipalizado e uma nova área industrial em Uberaba inaugurada nesta segunda-feira (4). O evento, que contou com a presença do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco, e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Altamir Roso, foi realizado nesta nova área, o Distrito Industrial V.

O DI-V, que fica próximo ao DI-II, cujos investimentos previstos já somam mais de R$ 25 milhões, deve gerar mais de 1.300 empregos, entre diretos e indiretos. Ao todo são 25 lotes, com tamanho de 2 mil m² cada um, e 12 empresas já adquiriram o seu espaço. Diferente dos demais, este distrito é reservado para empresas de pequeno/médio porte e 95% dos empreendimentos confirmados são de Uberaba. Do total, 60% são microempresas e o DI-V foi construído pela prefeitura.

“No início pensamos em ampliar o Distrito II, mas por conta do tipo de empresa que será instalado neste novo espaço, optamos pela construção de mais um distrito. Serão construídas empresas de diversos segmentos, como marcenaria e agronegócio, e em breve vamos lançar o DI-IV, específico para área de construção civil”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes.

Já o presidente da Codemig destacou a importância da assinatura do convênio de municipalização do DI-II. De acordo com ele, a intenção do atual Governo é um desenvolvimento regionalizado e descentralizado. “Estamos transferindo para a gestão municipal as áreas industriais implantadas pela Codemig, pois é o município que está mais próximo dos empresários e melhor atende as demandas. E quanto ao município de Uberaba, sem dúvida é visto por nós como uma região de muito potencial, principalmente por tudo aquilo que vai nascer junto com a usina de fertilizantes e a chegada do gás natural, trazendo outras empresas”.

O prefeito Paulo Piau, por sua vez, disse que a inauguração deste novo distrito significa mais oportunidade ao empresário, gerando mais economia e emprego. Com relação à municipalização, Piau falou que a Prefeitura está mais próxima dos empresários locais e dessa forma será possível atender demandas, como a limpeza. Vale ressaltar que o processo de municipalização dos demais distritos, I e III, já está em andamento.

Para finalizar, no evento realizado ontem, já que o assunto era desenvolvimento econômico, durante o pronunciamento o prefeito fez um alerta direcionado ao presidente da Codemig e ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico para que juntem forças no sentido de garantir o aeroporto de cargas para Uberaba e região, “pois se for instalado nos demais locais cogitados, com certeza não será construído aqui”, afirma.

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por