CIDADE

Com palanque oficial esvaziado, ABCZ inaugura ExpoZebu 2015

O governador Fernando Pimentel (PT) cancelou de última hora a visita à cidade e não participou do evento. Nenhum representante do governo federal compareceu

Publicado em 04/05/2015 às 07:52Atualizado em 17/12/2022 às 00:18
Compartilhar

Expozebu 2015 foi inaugurada ontem, com baixa frequência de autoridades políticas no palanque oficial do Parque Fernando Costa. Esperado em Uberaba, o governador Fernando Pimentel (PT) cancelou de última hora a visita à cidade e não participou do evento.

Quem representou o Estado foi o vice, Antônio Andrade (PMDB), junto com comitiva de secretários estaduais. Nenhum representante do governo federal compareceu à solenidade. A presidente Dilma Roussef (PT) e o vice Michel Temer (PMDB) já tinham declinado o convite para a feira, assim como a ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB).

A presença de Fernando Pimentel para a abertura da feira em Uberaba havia sido confirmada previamente pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

O cerimonial do governo mineiro estava desde sábado (2) na cidade para preparar os detalhes da visita do petista. O prefeito Paulo Piau (PMDB) também organizava a recepção do aliado no aeroporto local e a entrega de documento para solicitar investimentos ao Estado. A equipe e o prefeito só foram avisados do cancelamento da viagem na manhã de ontem.

Com o recuo de Pimentel, foi o vice-governador quem recebeu as críticas contra a homenagem concedida pelo governo mineiro ao líder do movimento MST, João Pedro Stédile. A ABCZ já havia divulgado uma nota de repúdio ao ato do governador e, ontem, a posição foi reforçada pelo presidente da ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos, no discurso de abertura da Expozebu. 

Agenda positiva. Em entrevista a jornalistas, Paranhos disse que a ausência do governador, da presidente e demais representantes do governo federal pode ter acontecido pelo momento de "recolhimento" enfrentado pelo governo, principalmente o federal. "Entretanto, essas ausências não atrapalham em nada nossa interlocução com os governos estaduais e federais, já que temos agenda positiva com eles ao longo do ano todo. Estamos com bandeira apartidária defendendo a pecuária brasileira", assegurou.

O vice-governador, por outro lado, justificou que o governador mineiro cancelou a agenda por questões familiares, mas afirmou que o petista prepara visita a Uberaba ainda este mês, para prestigiar a feira.

Já o prefeito, informou que ainda estava surpreso com a desistência de Pimentel e ressaltou que aguardaria a confirmação da vinda do governador em nova data, para entregar os ofícios com as demandas do município.

Entre os pedidos, está a agilidade para a definição do gasoduto que abastecerá a fábrica de amônia, a liberação de recursos para finalizar as obras do Hospital Regional, a municipalização do distrito industrial três e o repasse de verba prevista para a implantação da sede institucional do Parque Tecnológico. “Com certeza, se não entregamos ofício aqui, vamos a BH falar com ele", finaliza Piau.

Outras ausências. O senador Aécio Neves (PSDB) era esperado e receberia uma homenagem da ABCZ, mas houve incompatibilidade de agenda e a entrega da comenda foi adiada. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), visitaram o Parque Fernando Costa, no sábado (2), mas foram embora no mesmo dia e não participaram da abertura oficial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por