CIDADE

Usuários enfrentam fila em UPA e se queixam da demora no atendimento

De acordo com nota encaminhada pela assessoria de imprensa da Pró-Saúde, na UPA São Benedito foram atendidos 252 pacientes

Geórgia Santos
Publicado em 03/05/2015 às 13:37Atualizado em 17/12/2022 às 00:19
Compartilhar

Usuários reclamam de demora no atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento do bairro São Benedito. A técnica de farmácia Ana Cláudia Leal dos Santos ficou impressionada ao levar a mãe, de 64 anos, à UPA, na manhã de quarta-feira (29).

De acordo com ela, a unidade estava lotada, com uma fila de 60 usuários que nem mesmo haviam passado pela triagem. “Sempre quando minha família precisa de atendimento em uma UPA, pensamos duas vezes antes de ir. Pois, com certeza, a espera por atendimento será longa. A minha mãe está com problemas nas costas, não consegue se movimentar, precisa de ajuda. Está assim desde quinta-feira da semana passada. Protelamos o atendimento para evitar o incômodo. Até que as dores ficaram insuportáveis e a levamos à UPA São Benedito, mas, assim que fui informada da fila de espera, voltamos para casa, não iria conseguir esperar neste estado em uma cadeira”, explica a técnica.

Ana Cláudia conta que, segundo os atendentes, o problema estava no sistema da UPA, por conta de mudanças. “Era impossível esperar pelo atendimento desta forma, fiquei indignada com a situação, e a UPA é o local mais adequado, nos postos de saúde não resolve, pois precisa fazer exames e, se necessário, ser transferida para o Hospital de Clínicas”, afirma.

De acordo com nota encaminhada pela assessoria de imprensa da Pró-Saúde, na UPA São Benedito foram atendidos 252 pacientes, entre 0h e 14h da última quarta-feira. A unidade implantou o novo sistema automatizado de classificação de risco, conforme Protocolo de Manchester, para garantir ainda mais segurança e agilidade na triagem dos usuários. Todos os pacientes foram atendidos respeitando este protocolo, sendo que casos graves (classificação Vermelha) são atendidos imediatamente. Ainda por volta de 15h30 de quarta-feira, 20 pacientes aguardavam por atendimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por