CIDADE

Ponto facultativo não anima comércio de rua a abrir as portas no feriado

Mesmo com acordo coletivo determinando ponto facultativo, poucos estabelecimentos comerciais abriram as portas neste feriado do Dia Trabalho

Geórgia Santos
Publicado em 02/05/2015 às 08:28Atualizado em 17/12/2022 às 00:19
Compartilhar

 Mesmo com acordo coletivo determinando ponto facultativo, poucos estabelecimentos comerciais abriram as portas neste feriado do Dia Trabalho. As lojas de rua estavam autorizadas a funcionar das 8h às 14h, porém poucas seguiram esta permissão. Entretanto, locais que abriram, como o Mercado Municipal, o fluxo de clientes foi intenso desde cedo.

No comércio de rua do centro da cidade e lojas de bairro poucos estabelecimentos abriram as portas. Algumas lojas de departamento estavam funcionando. Os shoppings da cidade abriam as portas no período da tarde e noite. Já o setor gastronômico estava funcionando a todo vapor. Estabelecimentos como padarias, supermercados, varejões e restaurantes abriram normalmente neste feriado, alguns, como de costume, e outros fecharam mais cedo.

De acordo com o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Fernando Xavier, para um comerciante abrir as portas no feriado, mesmo sendo ponto facultativo, não é nada fácil. “Primeiro, mesmo sendo facultativo, é preciso pagar a mais para o funcionário e ainda oferecer um dia de folga, o que gera um custo. E depois, os comerciantes entendem que por ser feriado numa sexta-feira, muitos consumidores aproveitam a folga prolongada para viajar. E isso aconteceu, pois não percebi movimento intenso em Uberaba, estive em vários pontos e a cidade estava vazia. Apenas para supermercados e farmácias ainda compensa abrir as portas como de costume”, explica.

Fernando comenta também que a realização da ExpoZebu não gera movimento intenso no comércio, pois trata-se de um público diferente. As pessoas estão concentradas nas atividades internas no Parque Fernando Costa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por