CIDADE

Sindicato quer novo concurso e entrega matutina dos Correios

Estima-se a necessidade da contratação de mais de 200 trabalhadores para os Correios, que seriam distribuídos nas 158 municípios de Minas na jurisdição da entidade

Thassiana Macedo
Publicado em 25/04/2015 às 21:09Atualizado em 17/12/2022 às 00:26
Compartilhar

Sindicato dos Trabalhadores nos Correios e Telégrafos e Similares de Uberaba e Região (Sintect-URA) se reuniu com a empresa dos Correios, durante a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), e discutiu a necessidade de realização de novos concursos ou contratação imediata de terceirizados e solução para a entrega de correspondências e encomendas durante o período matutino.

De acordo com o presidente Wolnei Cápolli, estima-se a necessidade inicial da contratação de mais de 200 trabalhadores para os Correios, que seriam distribuídos nas 158 municípios de Minas Gerais na jurisdição da entidade. A respeito desta demanda, a empresa informou que irá promover contratações imediatas via Correios Par. “A direção dos Correios informou que, para amenizar a falta de funcionários, vai fazer a contratação por meio da sua terceirizada, mas colocamos que queremos regras nestas contratações para também garantir a realização dos concursos”, afirma.

Outro pedido antigo é quanto à mudança do horário da entrega, que hoje é feita à tarde, para o período matutino. “Vários fatores nos levam a fazer esta reivindicação como, por exemplo, a maior incidência de chuva no período da tarde, e nos dias de sol é também o período em que o clima fica mais quente. Por isso a entrega matutina visa a proteger o carteiro”, diz. Além disso, se a entrega ocorre de manhã, a população tem mais tempo para pagar contas e faturas no período da tarde, enquanto os bancos ainda estão abertos. A intenção é que a medida se torne definitiva em todo país.

Segundo o presidente, a empresa dos Correios já informou que a questão esbarra na rotina técnica, pois atualmente o trabalho de triagem, separação e ordenamento das correspondências é feito no período da manhã. Para aplicar a entrega matutina seriam necessárias mudanças nesse trabalho. No entanto, Cápolli destaca que um projeto piloto foi feito nas cidades de Ituiutaba e Araxá e já trouxe benefícios aos trabalhadores e à sociedade, por isso, a intenção é inverter o período em que as tarefas são realizadas. “Alguns sindicatos inclusive já ingressaram ações na Justiça para que acontecesse a transferência. Em municípios onde o clima é mais quente, foram expedidas liminares autorizando que essa mudança fosse feita em dias de temperatura alta e baixa umidade. Com esses pareceres estamos negociando com a empresa para que haja a troca em todo país. Se o resultado foi bom nas duas cidades, está faltando apenas alguém com pulso firme para comprar essa briga em favor da categoria. Acredito que a essa mudança aconteça ainda este ano”, completa o dirigente do Sintect-URA.

Categoria cobra disponibilidade de carros para pequenas agências. O sindicato também voltou a cobrar a direção dos Correios sobre uma solução para entrega de encomendas maiores em municípios de pequeno porte na regional. Vários municípios que fazem parte da base do Sintect-URA não têm nas agências dos Correios veículos próprios para entregas deste tipo de encomenda. Segundo Wolnei Cápolli, as entregas de encomenda maiores em municípios de menor porte são feitas por veículos e motoristas terceirizados. “Estes motoristas e veículos trabalham apenas quatro horas por dia e não atendem à demanda. O correto é ter veículo dos Correios com motorista da empresa e não terceirizado”, ressalta. O dirigente informa que recebeu a promessa da direção da empresa para a solução do problema, com o envio de veículos dos Correios para os pequenos municípios e treinamento de carteiros para dirigi-los.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por