CIDADE

Cursos ensinarão empresas a vender para o poder público

Geórgia Santos
Publicado em 17/04/2015 às 21:36Atualizado em 17/12/2022 às 00:33
Compartilhar

Prefeitura firma parceria com o Sebrae para desenvolvimento de cursos de compras governamentais. Apenas três cidades no Estado foram escolhidas para realizar os cursos que se iniciam em junho. Uma oportunidade aos empresários e gestores públicos de conhecerem melhor sobre o processo de licitação. Além de cursos, serão realizadas também palestras.

Conforme explica a gestora de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Anne Roy Nóbrega, as atividades são baseadas na importância da Lei Geral. Uma legislação que estabelece normas ao registro e legalização de empresas, incentivando a formalização; quanto ao regime tributário, oferecendo um tratamento favorecido às pequenas e microempresas; a fiscalização orientadora; estimular a criação de novas pequenas e microempresas; a preferência na aquisição de bens e serviços, que são compras governamentais beneficiando empresas locais, entre outras.

“Estamos indo bem nestes itens, mas ainda falta melhorar a parte sobre as compras governamentais. Essa proposta do Sebrae é interessante, pois será feito um levantamento sobre as compras no município e revistos os fluxogramas e o trabalho dos gestores públicos para que os contratos sejam estabelecidos com empresários locais”, explica a gestora de Projetos.

Anne destaca que faltam conhecimento e orientação. Do lado do gestor público, em alguns casos, existe o desconhecimento da lei, ferramentas e procedimentos, que contribuem com o desenvolvimento sustentável em compras e pagamentos de forma mais rápida. Para o empresário, falta informação de como participar destes processos, pois não é complicado, apenas burocrático, para evitar fraudes, isto às vezes gera desmotivação.

“Com o curso acreditamos que o empresário aprenda a fazer isto melhor, desta forma o processo não atrasa, não trava e não gera problemas. Serão sete cursos e duas palestras programadas entre os meses de maio e setembro. As inscrições já podem ser realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, explica Anne, ressaltando que o primeiro curso sobre “Vender para administração pública sem risco” será nos dias 22 e 23 de junho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por