CIDADE

Usuário espera há quatro meses para realizar teste ergométrico no HC

Segundo Lorrane Batista da Silva, netade Júlio Gonçalves da Silva, conforme o cardiologista, o avô precisa realizar um teste ergométrico

Geórgia Santos
Publicado em 17/04/2015 às 21:31Atualizado em 17/12/2022 às 00:32
Compartilhar

Usuário espera por quatro meses para realização de exame cardíaco. Segundo a estudante Lorrane Batista da Silva, neta do aposentado Júlio Gonçalves da Silva, conforme orientações do cardiologista, o avô precisa realizar um teste ergométrico pelo Sistema Único de Saúde. O exame somente é realizado no Hospital de Clínicas da UFTM. Entretanto, segundo informações repassadas por atendente à família, a sala onde é feito o teste pegou fogo recentemente e não é possível realizar o procedimento.

“Meu avô recebeu o encaminhamento para o exame em novembro, logo procuramos o hospital, pois somente é agendado no local, e nos disseram que o equipamento estava estragado, sendo preciso esperar. Desde então mantemos contato direto com o hospital para saber se houve o reparo, e na manhã desta quinta-feira (16) estive pessoalmente no local e fiquei impressionada com a resposta dada pela atendente. Voltamos para casa sem conseguir agendar o teste e sem previsões de quando retoma”, explica.

Lorrane diz que está preocupada com a saúde do avô, que tem mais de 70 anos e não pode ficar esperando por um exame, sem saber se tem algo mais grave. “Assim como ele, várias outras pessoas estão na fila e também terão de esperar, pois a única alternativa seria realizar o exame em laboratórios particulares, mas nem todos têm condições de pagar. Fico indignada com essa situação, como pode existir apenas um local na cidade que realiza o teste ergométrico pelo SUS? A Prefeitura deveria buscar outros hospitais para atender à demanda em situações como esta”, afirma a estudante, ressaltando que a consulta de retorno já foi agendada para o mês de maio, quando deveria ser apresentado esse exame.

Falta de cabeamento impede instalação de aparelho novo no Hospital de Clínicas. Por meio de nota, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro informou que o aparelho de teste ergométrico não está danificado. “Trata-se de um equipamento novo que, para ter a instalação concluída, necessita receber acesso à internet. Contudo, o cabeamento predial que permitirá a conexão não acompanha o equipamento”, explica a assessoria de imprensa da instituição.

O comunicado informa ainda que o Hospital de Clínicas está com um pedido de compra emergencial preparado, mas não pode realizar a publicação do edital enquanto não tiver garantidos os recursos para compra do cabeamento. Por fim, a nota ressalta: “No ano de 2015, recebemos somente pela produção paga pelo SUS. Ainda não recebemos nenhuma parcela relativa ao Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Contamos com o aporte desses recursos para efetivar a compra de equipamentos e materiais necessários para o investimento na infraestrutura do hospital”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por