CIDADE

Codau espera licitar obra da represa no rio Uberaba até fim do ano

Prefeito Paulo Piau recebeu do Ministério das Cidades sinal verde para a construção da represa de acumulação no rio Uberaba

Publicado em 17/04/2015 às 07:31Atualizado em 17/12/2022 às 00:32
Compartilhar

O prefeito Paulo Piau recebeu do Ministério das Cidades sinal verde para a construção da represa de acumulação no rio Uberaba, garantindo assim a verba de R$40 milhões que será relocada para assegurar a solução de abastecimento de água para os próximos 15 anos na cidade.

Reunião em Brasília com a direção da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental selou as questões técnicas que ainda restavam pendentes. Elas foram apresentadas na discussão pelo prefeito Paulo Piau, o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, e o engenheiro especialista em Hidrologia, professor Mário Cicareli Pinheiro, contratado pelo Codau para fazer a avaliação da eficiência operativa da barragem Prainha. As tratativas foram com o secretário de Saneamento, Paulo Ferreira, além de Manoel Renato Filho, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Cooperação Técnica e Hélio José de Freitas, da Gerência de Água e Esgoto do Ministério.

A viabilidade da barragem figura como uma solução que atende à cidade no médio prazo, é extremamente vantajosa por já existir seu projeto básico para a obra e agora apenas requer serviços adicionais de revisão da planilha de orçamento, como explicou Luiz Guaritá. Ele ressaltou que os próximos passos serão dados no sentido de contratação do projeto definitivo, obtenção as licenças ambientais e início dos processos jurídicos para desapropriações das áreas. Esta fase está sendo projetada para os próximos meses e a licitação deve ser realizada no fim do segundo semestre deste ano.

“A primeira represa, associada à transposição das águas do rio Claro, reduzirá a ocorrência natural de déficits de água para o abastecimento, representando um ganho substancial no atendimento ao município”, observou Guaritá. Ele também explicou que essa barragem será uma das duas necessárias para acompanhar o crescimento da cidade. A segunda, projetada para médio prazo, considerando-se o horizonte máximo de 15 anos, está sendo proposta na localidade conhecida como Poço da Morte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por