CIDADE

Secretaria de Saúde reativa o comitê de combate à dengue

Três mortes em virtude da doença já foram registradas, relatório do Departamento de Zoonoses indica a realização de 83,7 mil visitas a imóveis

Publicado em 17/04/2015 às 07:29Atualizado em 17/12/2022 às 00:33
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no fim da tarde de ontem a primeira reunião deste ano do Comitê de Mobilização, Assessoramento, Acompanhamento e Avaliação das Ações de Controle da Dengue em Uberaba. O secretário de Saúde e presidente do Comitê, Marco Túlio Azevedo Cury, destaca que a reunião marcou a reativação das atividades. “Logo que assumi a secretaria fui saber do funcionamento do comitê, pois entendemos que ele é de suma importância para que as ações de prevenção à dengue sejam realizadas ao longo de todo o ano e não apenas nos períodos de maior infestação do mosquito”, afirmou. Para a reunião foram convidados representantes de vários segmentos da sociedade, incluindo os órgãos municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, associações de bairro, imprensa, entre outros.

“Quero agradecer a presença de todos e dizer que precisamos deste envolvimento da sociedade. A dengue é um problema de todos nós”, destacou Cury. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, o objetivo da reunião foi apresentar para a sociedade a situação da dengue em Uberaba e as principais ações que foram realizadas nos três primeiros meses de 2015. “Também foi uma oportunidade para ouvirmos os segmentos e discutir propostas que possam contribuir para a prevenção da dengue”, avalia.

Durante o evento foi apresentado um relatório do Departamento de Zoonoses que mostrou as ações desenvolvidas pela SMS. De janeiro a março foram feitas 83.794 visitas a imóveis da cidade e 744 visitas aos pontos estratégicos (cemitérios, borracharias, etc.). Além disso, 115.502kg de pneus foram recolhidos de 106 borracharias no município.

Segundo Cury, o objetivo agora é promover um calendário de reuniões do Comitê de Mobilização da Dengue para que a sociedade colabore efetivamente neste processo de prevenção ao mosquito. “Também vamos preparar materiais informativos para serem trabalhados em eventos ao longo do ano”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por