CIDADE

Moradores do Uberaba 1 reclamam de focos de dengue em residências

Conforme último LIRAa realizado no município, o bairro conjunto Uberaba 1 tem como principais depósitos caixas-d’água, tambores e lixo

Thassiana Macedo
Publicado em 31/03/2015 às 21:24Atualizado em 16/12/2022 às 03:34
Compartilhar

Com índice de 2,58% de infestação do mosquito Aedes aegypti, conforme último LIRAa realizado no município, o bairro conjunto Uberaba 1 tem como principais depósitos caixas-d’água, tambores e lixo. Isso demonstra que a própria população pode colaborar na prevenção da dengue. Na rua Adolfo José Ribeiro, várias pessoas já contraíram a doença e estão incomodadas com a presença de focos em duas residências.

Segundo alguns moradores, que preferiram não se identificar, neste endereço há duas casas que provocam preocupação nos vizinhos. Uma delas trata-se de residência fechada, cujos moradores se mudaram e a deixaram com um anúncio para venda, mas abandonada e sem limpeza. A outra casa possui moradores, os quais mantém muito lixo que pode acumular água parada e favorece a proliferação do mosquito da dengue. Um dos moradores chegou a entrar em contato com o Departamento de Endemias e Zoonoses para solicitar a visita dos agentes aos locais, mas ele reclama que até o momento não foi atendido.

No entanto, o diretor de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, ressalta que por se tratar de propriedades particulares e com moradores, o atendimento precisa seguir alguns critérios. “Primeiro buscamos pelo cadastro imobiliário a localização do dono, mas se não conseguirmos encontrá-lo, nós contamos com o apoio do testemunho de vizinhos. Se formos fazer através dos trâmites burocráticos, é possível que o atendimento demore e precisamos ver se a residência tem foco ou não. Se tiver sob os cuidados de imobiliária, nós buscamos a chave lá e entramos”, explica.

No caso de residências com moradores, Antônio Barbosa esclarece que os procedimentos são outros. “Neste caso, o morador deve autorizar nossa entrada. Se ele não nos autorizar, não posso invadir a residência e então procuramos os meios legais. Primeiro fazemos um boletim de ocorrência e imediatamente nós procuramos a promotora da Saúde, Cláudia Marques, e ela vai expedir uma ordem para entrarmos na residência com segurança. Se o morador está juntando algum tipo de reciclável, precisamos orientá-lo como proceder ou retirar o material”, informa.

O diretor destaca ainda que Uberaba já conta com dois óbitos e 70 casos confirmados de dengue, por isso ele afirma que o Departamento de Zoonoses está buscando responder a todas as demandas em um prazo de 24 horas e pede a colaboração da população.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por