CIDADE

Campanha do HPV termina com apenas 60% da meta cumprida

Campanha Nacional de Combate ao Papilomavírus Humano (HPV) termina hoje com apenas 60% das jovens e adolescentes vacinadas

Geórgia Santos
Publicado em 31/03/2015 às 14:57Atualizado em 17/12/2022 às 00:46
Compartilhar

Fot Jairo Chagas

Campanha Nacional de Combate ao Papilomavírus Humano (HPV) termina hoje sem atingir a meta de vacinação no período. Apenas 60% das jovens e adolescentes foram vacinadas e a previsão era chegar aos 80% de imunização. Mesmo com o fim da campanha, as doses continuam disponíveis o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde.

A campanha começou no dia 5 de março na cidade. A vacinação é realizada principalmente no âmbito escolar, devido à idade para vacinação, de 9 a 13 anos. Das 4.821 pré-adolescentes que precisam ser imunizadas, apenas 3.200 meninas foram vacinadas. “A nossa meta não foi atingida, vamos intensificar as atividades, mesmo com o fim da campanha, com busca ativa nos bairros. Estamos trabalhando para atingir a nossa previsão”, explica o diretor do Departamento de Epidemiologia, Robert Souza.

De acordo com Robert, ainda existem algumas situações em torno da campanha do HPV que geram dificuldades para vacinação. Alguns pais têm medo de que a filha tome a vacina, acreditam que vai estimular a jovem a começar a vida sexual mais cedo. “Não é bem assim. Apenas queremos imunizar estas adolescentes contra um câncer, o segundo que mais mata mulheres. A vacina contra essa doença é muito importante, uma boa oportunidade para estas jovens. Muitas mulheres gostariam de ter se vacinado, mas só agora a dose se tornou gratuita para esta faixa etária. Antes, a única forma de se imunizar era comprando a vacina, que é cara”, afirma Robert.

Vale lembrar que nas escolas a vacinação termina junto com a campanha. A equipe esteve em mais de 80 instituições públicas e particulares. “Tivemos dificuldades em algumas escolas, que se recusaram a realizar a vacinação. Também há vários casos de pais que não autorizaram ou a criança não levou o cartão na data marcada para a visita”, explica. Portanto, partir desta quarta-feira (1°) somente haverá vacina nas unidades.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por