Evento de inauguração das escolas municipais dos bairros Jardim Copacabana e Jardim Uberaba depende da agenda do ministro da Educação, Cid Gomes. A solenidade estava prevista para ser realizada no aniversário de Uberaba, dia 2 de março, conforme havia dito a secretária de Educação, Silvana Elias. Entretanto, foi adiado para contar com a presença do ministro, e isso deve acontecer em março.
Segundo Silvana, o convite foi feito com antecedência, mas o ministro não pode comparecer neste momento devido a problemas de ordem pessoal. “Decidimos então aguardar para que o evento possa contar com a presença do representante do MEC, que está envolvido nestas obras, principalmente na escola do Jardim Uberaba, que contou com recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o programa Pró-Infância. As duas instituições estão em funcionamento, por isto adiar o evento de inauguração não vai interferir nas atividades”, explica a secretária, ressaltando que o evento deve acontecer até o dia 20 de março.
Além destas, outras três escolas nos bairros Jardim Califórnia, Tancredo Neves e Residencial 2000 estão em obras e devem ficar prontas em maio. São instituições de Educação Infantil, e com a conclusão dos serviços estarão disponíveis mais mil vagas na rede municipal. Assim que estiverem prontas, a secretária de Educação estima que será possível iniciar as atividades no final do primeiro semestre deste ano, pois são Cemeis, e não existe a obrigatoriedade do cumprimento de 200 dias letivos.
Vale lembrar que, além destas cinco escolas novas, será inaugurado, ainda em março, o Cemei do bairro rural de Santa Fé, e também a Escola Ricardo Misson. “Um período para entrega, conclusão de obra. Priorizamos os dois primeiros anos deste governo para a construção, e agora estamos fazendo a implantação e inauguração das escolas. A nossa demanda para vagas é alta e temos que atender a comunidade”, explica Silvana, lembrando que para o ano de 2016 devem ser inauguradas mais quatro escolas, duas de Ensino Infantil e duas de Ensino Fundamental.