CIDADE

Depois de 6 meses parado, Banco de Leite Humano volta a captar

Laboratório da unidade foi interditado por determinação da Vigilância Sanitária estadual e, após reformulado, está pronto para doações

Geórgia Santos
Publicado em 04/03/2015 às 20:32Atualizado em 17/12/2022 às 01:10
Compartilhar

Caism convoca mães para se tornarem doadoras no Banco de Leite Humano. O serviço no laboratório, que estava desativado desde agosto do ano passado, foi retomado ontem. Todas as exigências da Vigilância Sanitária foram atendidas, com a compra de novos equipamentos e reforma na estrutura. O local ficou sem coletar e sem repassar o leite materno para os hospitais por seis meses. A Vigilância Sanitária Estadual realizou vistoria, apontou necessidades e autorizou a reabertura somente após as adequações.

“O laboratório foi reestruturado e os aparelhos, aferidos, seguindo as exigências da Vigilância Sanitária. Houve investimento de R$ 18 mil. Fizemos a manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos e compramos insumos fornecidos para as mães doadoras. Realizamos também reforma na estrutura, montamos uma sala de coleta e, agora, tudo está pronto, em perfeito estado para retomarmos as atividades no laboratório”, explica a diretora da Atenção Especializada, Sheron Elen da Silva.

De acordo com a gerente do Caism, Maria Cândida Oliveira, provavelmente, até meados do mês de março, será possível ter estoque e retomar a entrega de leite às maternidades. “O trabalho de coleta é moroso, não tem muito leite. A doação é realizada semanalmente e, para conseguir a quantidade necessária e enviar aos hospitais, pode demorar. Mas estamos em processo de coleta para começar a pasteurização”, explica.

Atualmente, apenas duas mães estão cadastradas no sistema do Banco de Leite para fazer a doação. Ainda esta semana a equipe fará a coleta, mas é preciso ao menos 20 doadoras para conseguir a quantidade necessária e encaminhar aos hospitais. Segundo a responsável técnica pelo laboratório, Márcia Alves Pereira, o Banco de Leite repassa aos hospitais a média de 10l a 15l mililitros de leite por semana. “Por isso, precisamos contar com a ajuda dessas mães, que possuem leite em excesso. É importante para a recuperação dos bebês que estão na UTI; nada melhor que o leite materno”, afirma.

Portanto, as doadoras interessadas devem ligar no Caism (3332-0559), deixar o nome e telefone e, a partir daí, a equipe entrará em contato com a mãe que deseja doar e que esteja saudável.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por