CIDADE

Crises financeira e hídrica redefinem prioridades dos municípios brasileiros

Muitas cidades optaram pela redução considerável na proporção e estrutura do carnaval ou até mesmo pelo cancelamento

Thassiana Macedo
Publicado em 15/02/2015 às 13:26Atualizado em 17/12/2022 às 01:24
Compartilhar

Muitas cidades optaram pela redução considerável na proporção e estrutura do carnaval ou até mesmo pelo cancelamento do evento. Isto porque, além do corte de receita sofrido por muitas prefeituras, outra crise que também vai atrapalhar a folia em 2015 é a falta de água. Devido à crise hídrica vivida no país desde o ano passado, 14 cidades da região Centro-Oeste já anunciaram o cancelamento do evento. Em Minas Gerais, mais de dez cidades decretaram estado de emergência e não vão promover a festa popular. Outros estados também estão sendo muito afetados e, a exemplo de Minas Gerais, 11 cidades goianas vão ficar sem carnaval.

De acordo com o secretário executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Antônio Sebastião de Oliveira, o Toninho, a crise financeira dos municípios vai muito além da realização do carnaval, mas a situação vem obrigando os gestores a fazerem cortes de viagem, cargos de confiança e abastecimento, o que torna o momento muito delicado. “De forma geral, os municípios não têm dinheiro mesmo, nem para manter aquilo que é essencial para a comunidade, ou seja, não é só o carnaval. Como em todo o Brasil, estamos vivenciando essa questão do carnaval, uns municípios estão fazendo, outros não vão fazer de jeito nenhum, e ainda outros estão fazendo com uma modelagem de evento um pouco mais barata”, avalia. (TM)

Várias cidades da região cancelam a folia. Por conta da falta de água, o município de Sacramento, cidade com um dos eventos mais tradicionais da região, já decretou estado de emergência e divulgou nota dizendo que não realizará carnaval. Ituiutaba, Conquista, Pirajuba e Itapagipe também abriram mão das festividades este ano, sob a justificativa de que os recursos serão melhor investidos em obras de urbanização, pagamento de salários, compra de ambulâncias e outras melhorias nos setores de saúde e educação.

Além de Uberaba, entre as cidades também ligadas à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e que preferiram manter a realização do carnaval em 2015 estão Água Comprida, Campo Florido, Delta, Nova Ponte, Conceição das Alagoas e Veríssimo, com festividades e shows que vão de 13 a 17 de fevereiro. Já as cidades de Comendador Gomes, Planura e Santa Juliana também não estão fazendo qualquer divulgação de evento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por