CIDADE

Primeiro dia de operação do BRT revela a necessidade de ajustes

Usuários têm opiniões divididas, mas deficiências no sistema foram questionadas no primeiro dia de uso do BRT/Vetor

Publicado em 01/02/2015 às 16:13Atualizado em 17/12/2022 às 01:37
Compartilhar

Fot Jairo Chagas

Demora registrada entre um ônibus e outro na estação Artur Machado, sentido Oeste-Leste, provocou superlotação no local, onde o ar-condicionado não funcionou

Reportagem do Jornal da Manhã foi até o centro da cidade ontem para conferir a satisfação de usuários no primeiro dia de funcionamento do novo sistema de transporte coletivo que recebeu o nome de BRT/Vetor. O resultado é que o serviço ainda divide opiniões da população, mas ainda há muitos ajustes a fazer. A reportagem constatou também que o novo sistema será um teste de paciência para muitos uberabenses.

Alguns usuários não sentiram dificuldades ao utilizar o serviço, mas temem que amanhã, 2 de fevereiro, quando marca o fim de férias para muitos, a situação esteja um pouco mais confusa. É o caso de Luciana Aparecida Ramalho, moradora do bairro Elza Amui, que diz não ter sentido modificação no serviço. Ela afirma que seguiu de casa para o terminal Leste no Manoel Mendes, de onde segue para o trabalho no centro da cidade. “Acho que quem trabalha vai ter que pegar o ônibus mais cedo, porque neste comecinho os ônibus estão meio fora do horário, até a gente se acostumar. Fora isso está bom, os ônibus são confortáveis e limpinhos”, avalia.

Júlio César Cabral de Oliveira, morador do Abadia, espera que o sistema traga melhorias, especialmente porque ele vai utilizar o serviço para trabalhar no bairro Pontal e também para estudar no bairro Olinda. Para a pensionista Zilda Conceição, moradora do bairro Mercês, a mudança complicou muito a sua vida e causou confusão na hora de pegar os ônibus. Ela conta que queria ir para o centro, mas acabou indo parar no terminal Oeste, no Uberabão, para depois voltar.

Em meia hora que a reportagem permaneceu nas estações da Artur Machado, cerca de quatro ônibus passaram sentido terminal Oeste, mas apenas um veio de lá lotado, sentido terminal Leste, no Manoel Mendes. Situação que causou revolta nos passageiros que esperavam e nos que chegaram. É o caso de Maria dos Reis, moradora do Uberaba 1. “Não tem condição de ficar aqui neste calor. Está certo que são os primeiros dias, mas se ninguém fizer nada, o povo vai passar mal. Tem gente com problema de coração aqui e não dá para ficar assim, tem que ligar o ar-condicionado, que não está funcionando. Além disso, está demorando muito”, reclama.

Para moradora do bairro Gameleiras e que desceu do veículo lotado e atrasado, o sistema vai prejudicar o cidadão. “Lá no meu bairro tinha quatro ônibus e agora todos sumiram, ficou só um e segunda-feira a linha Alfredo Freire vai bombar. Motorista quando chegar ao Carlão não vai parar mais. Estamos todos revoltados. O prefeito que fique atento e ande para ver o que fizeram”, destaca.

Além disso, os usuários chamaram a atenção para o risco de quedas para idosos, crianças e cadeirantes por conta da distância entre a rampa de acesso da estação para entrada e saída e os ônibus Vetor.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por