CIDADE

BRT/Vetor entra em operação hoje e, na inauguração, Piau pede paciência

Operação do sistema começa neste sábado e o prefeito, durante a inauguração de ontem, pediu paciência à população até que sejam feitos todos os ajustes

Geórgia Santos
Publicado em 31/01/2015 às 08:29Atualizado em 17/12/2022 às 01:38
Compartilhar

Fernanda Borges

Prefeito Paulo Piau durante pronunciamento, ontem, na inauguração do sistema BRT/Vetor no terminal Leste

 

Novo sistema de transporte coletivo, o BRT/Vetor entra em operação hoje. A inauguração foi realizada na manhã de ontem, com a presença do prefeito Paulo Piau, autoridades e alguns usuários, no terminal Leste (Manoel Mendes). Logo após os pronunciamentos e descerramento da placa foi realizado o passeio experimental. Vários ônibus saíram do terminal Leste, sentido terminal Oeste (Uberabão), realizando algumas paradas nas estações ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira. Durante o evento o prefeito pediu paciência à população e desculpas pelos transtornos advindos da implantação do sistema.

O principal objetivo do sistema BRT/Vetor é dar agilidade ao serviço de transporte coletivo, com a redução do tempo de percurso dos usuários dentro do veiculo, e, também, melhorar a mobilidade em que o usuário pode ir da sua origem a qualquer bairro, gastando apenas uma passagem, mesmo usando mais de uma linha.

Para entrar em operação foram anos de atividades, desde a construção de terminais, instalação das subestações à adaptação de todo o sistema. Um projeto que veio da administração anterior, sofreu mudanças no atual governo e neste sábado entra em operação. Para isso houve um investimento de cerca de R$31 milhões na implantação de todo o sistema, incluindo a construção dos dois terminais.

“Este é o início da operação do primeiro eixo, depois colocaremos o eixo sudoeste e sudeste para completar a rede do transporte coletivo de Uberaba. O projeto já está sendo elaborado e até o meio do ano devemos lançar a licitação, para começar as obras ainda em 2015, de forma que em 2016 todo o sistema esteja completo e funcionando”, explica o prefeito Paulo Piau.

Durante o evento de inauguração, alguns usuários estavam presentes e foram ao local justamente em busca de explicações. Como é o caso da aposentada Teresinha Sousa Jácomo, que estava bastante curiosa e cheia de dúvidas sobre como seria o funcionamento e qual ônibus deve tomar a partir deste sábado. Ativista dos deficientes físicos, Israel Garcez também participou do evento e espera por um encontro com o prefeito para apontar algumas adequações necessárias de acessibilidade.

Houve ainda motoristas reclamando do trânsito, principalmente da quantidade de semáforos instalados nas rotatórias, com destaque para os que se encontram próximo dos terminais, o que gerou congestionamentos. Em entrevista, o prefeito Paulo Piau pediu desculpa por todos os transtornos e paciência à população, pois com o tempo as pessoas vão se acostumando e o trânsito vai se regularizar. Vale lembrar que o sistema funciona de forma experimental. Serão feitos ajustes assim que necessário, e é importante destacar que ontem, conforme foi informado, os dois sistemas estavam em funcionamento, com a passagem de ônibus de outras linhas pela avenida Leopoldino, por isso o transtorno no trânsito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por