CIDADE

Equipe que operará o Centro de Controle Operacional do sistema recebe treinamento

Sistema será 100% monitorado por técnicos devidamente treinados numa central no terminal Oeste

Geórgia Santos
Publicado em 30/01/2015 às 09:09Atualizado em 17/12/2022 às 01:39
Compartilhar

Equipe da Secretaria de Trânsito e Transporte passa por treinamento no Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema BRT/Vetor. A capacitação aconteceu ontem na central instalada no terminal Oeste. A equipe é formada por seis profissionais que receberam orientações de técnicos da Dataprom, empresa contratada para instalação do sistema.

O Centro de Controle Operacional permite a verificação e o controle do tráfico entre os dois terminais e as vias paralelas. Será possível acompanhar o percurso do ônibus no sistema Vetor, além de dimensionar as condições do veículo, se estão dentro do propósito do sistema, isto é, se é preciso se movimentar de forma mais ágil ou mais lenta, para que o tempo de espera pelo ônibus seja uniforme em cada terminal.

Para o funcionamento do sistema BRT/Vetor entra em operação o chamado semáforo inteligente. De acordo com o engenheiro da Dataprom, empresa de Curitiba que opera com centros de controle desde 1997, Juliano Christmann, esse monitoramento é automatizando. Cada semáforo manda informações para a central, porém as informações de plano, os tempos em que o semáforo está no verde, amarelo ou vermelho, ficam armazenadas no equipamento em si. E o operador pode fazer intervenções dentro do controle.

“Em todos os semáforos e ônibus há sensores, e o veículo, ao se aproximar, manda um sinal ao equipamento, que otimiza o tempo do ônibus, isto é, prolonga o tempo do sinal verde, para que ele consiga passar, ou diminui o tempo de verde, seguindo logo para o vermelho, para que fique parado. Desta forma, é possível controlar o veículo para que passe nas estações a cada quatro minutos. Todo o tempo é configurável”, explica Juliano.

Todas estas informações e sobre como operar este sistema foram repassadas aos funcionários da Secretaria de Trânsito. Segundo o diretor de Trânsito, Rodrigo Carmelito, o treinamento aconteceu o dia todo, foram repassadas informações que depois serão multiplicadas aos funcionários que ainda serão contratados para fazer a operação. (GS)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por