CIDADE

BRT/Vetor entra em operação amanhã, mas hoje é testado em viagem inaugural

A partir de 9h30 às 18h, usuários do transporte coletivo poderão conhecer como funcionará o novo modelo, embarcando gratuitamente em uma das estações tubo e nos terminais

Geórgia Santos
Publicado em 30/01/2015 às 08:35Atualizado em 17/12/2022 às 01:39
Compartilhar

Enerson Cleiton/PMU

Ônibus preparado para circular na canaleta do BRT na avenida Leopoldino, passando nas estações a cada 10 minutos

 

Prefeitura realiza hoje a viagem inaugural que dá início à operação do sistema BRT/Vetor. O ponto de partida será às 9h30 no terminal Leste (Manoel Mendes), seguindo até o terminal Oeste. Durante todo o dia o sistema estará em funcionamento para que os usuários possam conhecer. Estará disponível apenas para passeio e, a partir deste sábado (31), entra de fato em operação, com as alterações previstas nas demais linhas.

O sistema BRT/Vetor tem o objetivo de dar agilidade no serviço de transporte coletivo, diminuir o tempo de percurso dos usuários dentro do veículo, de forma que aqueles que moram em bairros periféricos possam chegar ao centro da cidade sem esperar muito, além de mobilidade, em que o usuário poderá ir da sua origem a qualquer bairro, gastando apenas uma passagem, mesmo usando mais de uma linha. Nesta sexta-feira haverá uma viagem inaugural. Para lançamento do novo sistema pelo prefeito Paulo Piau, toda a comunidade e autoridades estão convidadas para conhecer.

“Haverá uma viagem inaugural e depois os veículos estarão percorrendo de um terminal ao outro para que todos possam conhecer o sistema, até as 18h. As pessoas poderão embarcar nas estações ou nos terminais. Contudo, é importante destacar que todo o sistema não estará de fato em funcionamento, nesta sexta-feira as linhas dos bairros continuam funcionando como está, e somente no sábado haverá toda mudança”, explica o superintendente de Transporte Coletivo, Claudinei Nunes.

Por isso, será preciso a compreensão dos motoristas para que evitem circular pela avenida Leopoldino de Oliveira, pois em uma faixa haverá os veículos do sistema BRT, e em outra, os ônibus convencionais das linhas de bairros do transporte coletivo, restando apenas uma faixa de circulação para os demais veículos. E a indicação é para que usem as vias laterais, para evitar transtornos.

Com relação à equipe disponível para orientações aos usuários – “Posso ajudar?” –, segundo Claudinei, a partir de hoje estará empenhada nos terminais e nas estações para informações. “Esse trabalho que estamos desenvolvendo está tendo um bom resultado, muitos procuram a superintendência, por telefone e também por e-mail, já respondemos vários e estamos à disposição para mais esclarecimentos”, afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por