CIDADE

Ano letivo de 2015 começa com 6 novas escolas na rede municipal

Ao todo serão seis unidades de ensino fundamental e, segundo a secretária de Educação, Silvana Elias, todas as novas escolas estarão em funcionamento no começo do ano letivo

Geórgia Santos
Publicado em 18/12/2014 às 21:06Atualizado em 17/12/2022 às 02:11
Compartilhar

Novas escolas da rede municipal de ensino serão inauguradas no início de 2015. Ao todo serão seis unidades de ensino fundamental e, segundo a secretária de Educação, Silvana Elias, todas estarão em funcionamento no começo do ano letivo. Além disso, haverá novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), que também devem ser inaugurados em breve.

Na lista destas novas instituições está o Colégio Ricardo Misson – que passa ser mantido pelo município – e unidades nos bairros Jardim Copacabana, Jardim Uberaba, Residencial Tancredo Neves, Residencial 2000 e Jardim Califórnia. “Todas devem ser inauguradas até março de 2015, mas podem estar em funcionamento antes, como a escola do Jardim Copacabana, que está na fase final de obras. Então teremos seis novas escolas, além das duas que inauguramos esse ano, assim serão oito novas instituições em dois anos, ou seja, uma média de uma escola a cada três meses”, explica Silvana.

Vale lembrar que a inauguração destas novas escolas também significa mais vagas disponíveis nas unidades que já existem, pois vai desafogar estes locais, como a escola do bairro Pacaembu, que hoje recebe alunos de várias regiões, inclusive do Jardim Copacabana. Será bom para os pais, pois os filhos poderão estudar perto de casa, e para o poder público gera economia no transporte escolar e também haverá a contratação de novos professores.

Quanto aos Cemeis, serão três unidades grandes de educação infantil, com 240 vagas cada uma – atualmente a demanda é muito alta e em alguns locais faltam vagas para matrícula. Portanto, serão mil vagas para educação infantil e cerca de mil vagas para educação fundamental. “Neste caminho pretendemos atingir a meta da ‘vaga zero’, ainda temos dificuldade quanto às crianças com idade de zero a três anos diante das exigências, e por isso ainda é um desafio, mas vamos cumprir a lei, e até 2016 teremos todas as crianças de quatro e cinco anos na escola de educação infantil”, afirma.

Matrícula. Nesta semana estão sendo realizadas as matrículas daqueles alunos novatos que fizeram o cadastro escolar. O prazo termina amanhã (19). “Já fizemos as rematrículas para aqueles que continuam nas escolas da rede; na semana passada rematriculamos aquelas crianças que possuem irmão na escola, e nesta semana para os novatos cadastrados. Esses devem procurar o quanto antes, não deixar para a semana que vem, pois nos próximos dias as vagas serão disponibilizadas aos demais alunos, que se encontram em outras situações e por isso podem perder a vaga”, diz a secretária de Educação, Silvana Elias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por