CIDADE

2ª etapa da vacinação contra aftosa termina dia 30

Pecuaristas têm até dia 30 para completar a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa

Thassiana Macedo
Publicado em 27/11/2014 às 21:09Atualizado em 17/12/2022 às 02:31
Compartilhar

Pecuaristas têm até dia 30 para completar a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa para animais com até 24 meses de idade. A primeira fase ocorreu no semestre passado e, segundo a Regional de Uberaba do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), atingiu mais de 99% do rebanho de bovinos e bubalinos. A principal novidade nesta etapa de vacinação em Minas Gerais é que os criadores poderão fazer a sua declaração pela internet.

Na primeira etapa, a regional imunizou cerca de 1,8 milhão de animais no Triângulo Mineiro e 210 mil cabeças de gado em Uberaba. A expectativa agora é que os mais de 376 mil pecuaristas mineiros vacinem em torno de 10,5 milhões de bovinos e bubalinos em um rebanho total de 24,5 milhões de animais. E, de acordo com o coordenador regional do IMA em Uberaba, Rony Adolfo Hein, na faixa etária que será atendida este mês espera-se vacinar em torno de 850 mil animais em toda a regional, sendo 120 mil cabeças de gado somente no município de Uberaba.

O coordenador lembra que os produtores devem declarar a vacinação até o dia 10 de dezembro, trabalho que a partir desta etapa será um pouco mais fácil. Isto porque, segundo Rony Adolfo Hein, o IMA criou uma plataforma on-line que vai facilitar a vida do órgão, revendedores e produtores rurais que irão comprovar a venda e declarar a imunização do seu animal diretamente no site do instituto (www.ima.mg.gov.br).

Normalmente, o pecuarista faz a declaração presencialmente nos escritórios regionais. Eles vão até a unidade e apresentam os documentos necessários, como notas fiscais da compra das vacinas, que são adquiridas através das redes credenciadas. Com a nova plataforma, os pecuaristas poderão fazer a declaração eletrônica, informando os dados via web. O IMA disponibiliza em seu site uma cartilha com o passo a passo que o pecuarista deve seguir. As revendedoras disponibilizarão os dados da venda, com a nota fiscal eletrônica, que serão acessados e confirmados pelo pecuarista para a declaração eletrônica.

Este novo sistema, que ainda não é obrigatório, trará mais agilidade e comodidade ao produtor e mais transparência ao processo, mas, caso o pecuarista prefira, poderá continuar informando os dados presencialmente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por