CIDADE

Imposto Ativo garante repasse para ações culturais e desportivas

Com a presença de empresários e autoridades, a campanha Imposto Ativo foi lançada ontem no auditório da Aciu. A campanha é uma parceria da PMU, Fundação Cultural e Aciu

Geórgia Santos
Publicado em 27/11/2014 às 09:05Atualizado em 17/12/2022 às 02:31
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Com a presença de empresários e autoridades, a campanha “Imposto Ativo” foi lançada na manhã de ontem no auditório da Aciu. A campanha é uma parceria da Prefeitura, Fundação Cultural e Aciu e, durante o evento, os empresários puderam conhecer os propósitos do trabalho que servirá como uma ligação entre os projetos de esporte e cultura com as empresas, para que possam colaborar com estas ações e, ao mesmo tempo, receber incentivos fiscais, além de realizar trabalho de marketing para divulgação do nome da empresa.

O objetivo da campanha é conscientizar e estimular o setor empresarial a direcionar parte do tributo a ser recolhido pelo fisco às áreas de cultura e esportes. Muitos empresários não conhecem os mecanismos da lei e deixam de investir nas áreas de cultura e esportes. Durante o evento de lançamento da campanha, o coordenador-geral de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Fomento e Incentivo da Cultura do governo federal, Charles Pereira Passos, repassou ao público informações sobre a Lei Rouanet. É através dela e, também, da lei de incentivo à cultura do governo estadual que serão repassados recursos aos projetos. Segundo Charles, em Minas Gerais, cerca de 300 empresas colaboram e em Uberaba são 10.

“A Lei Rouanet existe desde 1991, e um dos mecanismos é o incentivo fiscal à cultura, em que o proponente do projeto cultural tem o abatimento no imposto sobre o que aplicou. Durante a palestra repassei ao empresariado de Uberaba os benefícios de se tornar colaborador de um projeto, alguns dados, números alcançados, bem como os percentuais de desconto concedido com relação ao projeto”, explica Charles.

De acordo com o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, os projetos culturais e esportivos sempre existiram, mas o idealizador sempre tem dificuldades para conquistar o patrocinador. Com a campanha “Imposto Ativo”, a Aciu será o elo entre os dois. Com os projetos em mãos, os empresários serão convocados para se tornar um patrocinador, a partir da credibilidade hoje alcançada pela entidade. “O empresário que tiver interesse deve nos procurar, vamos apresentar a ele os projetos que possuímos e a partir disto saber em qual se encaixa, qual enquadramento fiscal, se é pelo ICMS ou Imposto de Renda”, explica Manoel, ressaltando que até o momento o Ministério da Cultura já aprovou R$3 milhões para cerca de 15 projetos.

Para finalizar, a presidente da Fundação Cultural, Sumayra de Oliveira, parabenizou e comemorou o envolvimento da Aciu para o desenvolvimento de projetos de cultura no município. “Não é só responsabilidade do poder público fomentar e incentivar a cultura e o esporte. É difícil fazer isso sozinho, a população - neste caso, os empresários - deve se envolver”, diz.

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