CIDADE

Medida que prevê pequenas farmácias sem farmacêutico enfrenta protesto

Mesmo com a votação de Medida Provisória adiada, farmacêuticos realizaram manifestação em Uberaba

Publicado em 26/11/2014 às 08:16Atualizado em 16/12/2022 às 03:46
Compartilhar

Mesmo com a votação de Medida Provisória adiada, farmacêuticos realizaram manifestação em Uberaba. A categoria luta contra a aprovação da MP 653/2014, que flexibiliza a presença do farmacêutico em pequenas farmácias, uma norma que, segundo os profissionais, vai contra a Lei 13.021/2014, que torna a presença obrigatória do profissional e transforma farmácias e drogarias em estabelecimentos de saúde.

Em várias cidades do país estão sendo realizadas manifestações. Em Uberaba o ato foi promovido no calçadão da rua Artur Machado, com a presença de poucos farmacêuticos e alguns estudantes, além de profissionais ligados a outros sindicatos que se sensibilizaram com a causa. Por isto se envolveram no movimento. “Não queremos a aprovação desta medida, que prejudica o farmacêutico e a sociedade ao retirar a obrigatoriedade da presença do profissional em pequenas farmácias. Independente do tamanho do estabelecimento, o medicamento não é isento de orientações e possuem efeitos colaterais. A ausência do profissional pode trazer problemas à saúde da pessoa, que não receberá a orientação correta de um trabalhador que estudou e se formou para isto”, explica a farmacêutica bioquímica e representante do Conselho Regional de Farmácia (CRF) em Uberaba, Marieta de Magalhães Barbalho.

A Medida Provisória deveria ser votada ontem pela Comissão Mista, presidida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Mas, segundo Marieta, mais uma vez a votação foi adiada e deve acontecer na próxima quinta-feira (27). “Porém, não cancelamos a mobilização nos locais em que foi agendada, como Juiz de Fora e Alfenas. Mesmo que não haja votação, os senadores e deputados serão informados da mobilização que realizamos e de que somos contra a aprovação desta MP. Já na quinta-feira a manifestação acontece em Brasília. Vários ônibus disponibilizados pelo CRF sairão de Belo Horizonte e Juiz de Fora rumo à Capital Federal. Também pretendo participar desta atividade, vou mobilizar alguns companheiros de Uberaba”, explica Marieta.

Vale ressaltar que 35% das internações por intoxicação no país estão relacionadas a medicamentos. Ainda conforme dados repassados por Marieta, no país existem 191 mil farmácias/drogarias, sendo 180 mil com farmacêuticos. “Por isto alegam que não há profissionais suficientes para estarem presentes nos estabelecimentos. Mas devemos nos lembrar que a cada seis meses um grupo novo de farmacêuticos se forma e, por isso, a tendência é aumentar. Querem impedir que o farmacêutico preste assistência à saúde nos estabelecimentos, é um desserviço à saúde”, diz.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por