CIDADE

Conferência municipal busca tratamento e destinação final dos resíduos sólidos

As inscrições serão abertas esta semana para os interessados em participar da discussão que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro

Gisele Barcelos
Publicado em 24/11/2014 às 08:57Atualizado em 17/12/2022 às 02:34
Compartilhar

 Os preparativos para a 1ª Conferência Municipal de Resíduos Sólidos estão na reta final. As inscrições serão abertas esta semana para os interessados em participar da discussão que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro, no Centro Administrativo da Prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Lima, a conferência será uma oportunidade para ouvir as contribuições da comunidade sobre o gerenciamento do lixo e identificar soluções concretas para diminuir a geração de resíduos e mudar padrão de consumo.

Entre os temas em pauta, ele cita a ampliação da coleta seletiva em Uberaba e também alternativas para a implantação da logística reversa e destinação dos resíduos da construção civil. Lima afirma que a participação popular, das empresas e também órgãos ligados ao setor de Meio Ambiente é fundamental para formatar uma política segura e eficiente para tratamento e destinação final dos resíduos sólidos. “Já avançamos bastante neste setor.

Já temos nosso aterro sanitário e 11 ecopontos instalados na cidade. Mas podemos avançar muito mais. Por isso, estamos convocando todos para se envolver no processo”, ressalta.No primeiro dia, estão programadas palestras e mesa-redonda sobre a realidade do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município. No segundo dia, os participantes inscritos trabalharão na formatação de propostas para a política municipal de resíduos sólidos. Um grupo de delegados será eleito na conferência para continuar a elaboração do regulamento em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), posteriormente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por