CIDADE

Centro de Transplante de Medula Óssea na reta final para operação

A aprovação veio do MG Transplantes e o local já está definido, segundo o secretário municipal de saúde

Geórgia Santos
Publicado em 24/11/2014 às 08:54Atualizado em 17/12/2022 às 02:34
Compartilhar

 Arquivo

Segundo Fahim Sawan falta apenas aprovação da Central de Transplante do Ministério da Saúde

Governo Estadual aprova instalação de Centro de Transplante de Medula Óssea em Uberaba. A aprovação veio do MG Transplantes e o local já está definido, segundo o secretário municipal de saúde, Fahim Sawan. Conforme a planta da estrutura, neste primeiro momento, o Centro de Transplante será instalado próximo ao HemoMinas, pois é preciso estar vinculado a uma rede hospitalar, bloco cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva e isolamentos.

Atualmente, poucas cidades no país possuem um Centro de Transplante de Medula Óssea e um local para tratamento de doenças ligadas ao sangue, como a leucemia. Nesta estrutura o paciente vai realizar o transplante, que também será um local de coleta e armazenamento da medula óssea.

De acordo com o professor titular de hematologia da UFTM, Hélio Moraes de Souza, a reivindicação do Centro de Transplante de Medula Óssea começou em 2007.

O professor lembra também que Uberaba é referência quanto à hematologia. O município é o que mais possui hematologista per capita no país, inclusive com residência nesta área. “Já estamos com toda a estrutura montada e equipe pronta para começar.

Contamos com uma ajuda muito importante da Oasis – Organização dos Amigos Solidários à Infância e a Saúde – que contribuiu para mobiliar o Centro, colocar filtro para esterilizar o ambiente, na estruturação, além da capacitação e qualificação dos profissionais envolvidos”, destacou o hematologista.

O Ministério da Saúde também está envolvido. Já repassou verba de cerca de R$ 150 mil para o HC-UFTM. O recurso é para a aquisição da máquina de aféreses, que permite a coleta de células tronco usadas nos transplantes.

A Vigilância Sanitária municipal e estadual terminou o processo de aprovação do Centro e o MG Transplante, da Secretaria de Estado de Saúde, aprovou recentemente a abertura. “Agora precisamos apenas da aprovação da Central de Transplante do Ministério da Saúde, mas como já está tudo certo, acreditamos que será rápido”, destacou.

O Centro funcionará no setor de oncohematologia do HC-UFTM, que já conta com a estrutura de enfermagem, sendo três enfermarias específicas para o transplante e quatro de quimioterapia para pacientes com doenças como leucemia e linfoma.

Esse será o quarto Centro de Transplante de Medula Óssea de Minas Gerais e o primeiro da região. São dois em Belo Horizonte e um em Juiz de Fora. “Hoje, os centros existentes no estado não conseguem atender toda a demanda, principalmente do interior, e os nossos casos da região têm ido tratar em São Paulo ou Curitiba”, explicou o secretário de Saúde, Fahim Sawan.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por