CIDADE

Sistema binário do trânsito no centro começa hoje

Equipe de trânsito d Settrans estará nas ruas para orientação, mas é importante que os motoristas fiquem atentos

Geórgia Santos
Publicado em 23/11/2014 às 14:19Atualizado em 17/12/2022 às 02:35
Compartilhar

Acontece hoje significativa mudança no trânsito da cidade. Para a implantação do sistema de transporte coletivo BRT na avenida Leopoldino de Oliveira, a Prefeitura Municipal de Uberaba teve de realizar algumas mudanças no trânsito e inversão do sentido de importantes vias. Neste domingo a alteração será nas ruas Manoel Borges, São Sebastião e Afonso Rato. A equipe de trânsito estará nas ruas para orientação, mas é importante que o motorista fique atento e, se possível, evite passar pelo centro nestes primeiro dias.

Conforme o projeto, as ruas São Sebastião, Santo Antônio e Duque de Caxias, que começam na praça Dom Eduardo e seguem até o cruzamento com a rua José de Alencar, no bairro São Benedito, terão o sentido invertido. Vias paralelas a essas ruas, a Coronel Manoel Borges e Vigário Silva, que também passam pela praça Rui Barbosa, calçadão, em direção à praça Dom Eduardo, também serão invertidas, formando assim um sistema binário.

Na praça Dom Eduardo haverá um cruzamento em “X” na esquina das ruas Hildebrando Pontes/Jaime Bilharinho com a avenida Alexandre Barbosa. Na praça Rui Barbosa já foi construído um retorno pouco antes do calçadão para que os motoristas tenham melhor mobilidade ao contornar a praça.

Outro local de mudanças no trânsito será na rua Afonso Rato. No domingo o sentido desta rua será invertido, ou seja, será Cândida Mendonça Bilharinho-Manoel Borges, apenas neste trecho. A rua Irmão Afonso, que dá continuidade à Afonso Rato, será mantida em mão dupla até a Medalha Milagrosa. A rua Engenheiro Foze Kalil Abrão também terá o sentido invertido, pois as duas deverão se tornar um binário.

“Um grupo reforçado estará em todos os cruzamentos (ao todo são 44). São 14 pessoas da equipe da Área Azul e 30 agentes da Guarda Municipal, além de policiais militares. Eu também estarei lá. Haverá pessoas para orientar os motoristas para evitar que circulem na contramão. Será um trabalho extensivo, com o envolvimento também da equipe de educação no trânsito”, explica o diretor do Departamento de Trânsito, Rodrigo Carmelito. Ele lembra que o trabalho de orientação continua durante toda semana, com um grupo menor, mas com a equipe de educação no trânsito, bem como agentes da GM que estarão no local.

Quanto à sinalização, segundo Rodrigo, grande parte já foi instalada. Dias antes da mudança as placas já estavam no local, porém cobertas. Os semáforos foram invertidos, assim como a sinalização horizontal, no caso das faixas de pedestres e sinais de “pare”. Neste primeiro momento os motoristas devem ficar de olho principalmente na sinalização horizontal, pois na rua Manoel Borges, no trecho recentemente recapeado, foi realizada apenas a pintura essencial. O serviço será concluído somente após a “cura” da massa asfáltica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por