CIDADE

Sem adequações, UBS do bairro Mercês será inaugurada dia 28

Sem concluir adequações na rede de energia elétrica, Secretaria de Saúde realiza inauguração da Unidade Básica de Saúde do Mercês

Geórgia Santos
Publicado em 23/11/2014 às 13:50Atualizado em 17/12/2022 às 02:35
Compartilhar

Mesmo sem concluir adequações na rede de energia elétrica, Secretaria de Saúde realiza inauguração da Unidade Básica de Saúde do bairro Mercês. A estrutura está pronta há meses, restando apenas melhorias na rede de energia, entretanto, o secretário de Saúde, Fahim Sawan, disse que não vai esperar mais. O evento de inauguração foi agendado para dia 28 de novembro, na próxima sexta-feira, às 18h30.

Logo após a conclusão, o que impedia a inauguração da unidade era a reestruturação da rede de energia elétrica, e, conforme informações repassadas pela Cemig, a demora aconteceu porque a Prefeitura optou por contratar uma empresa credenciada junto à Cemig para realizar a adequação e somente depois desta contratação seria possível começar o serviço, que atende a uma ampla estrutura que envolve inclusive o Hospital Regional, uma vez a região não possui energia suficiente para toda essa demanda.

“A Cemig ainda não fez as adequações necessárias porque é preciso trocar um gerador, que é o mesmo que oferece sustentação elétrica para o laboratório regional do governo estadual, instalado na avenida da Saudade. E se ligarmos o ar-condicionado da UBS, o fornecimento de energia para o laboratório pode ser prejudicado. Entretanto, vou inaugurar a princípio sem ligar os equipamentos de refrigeração do ambiente”, afirma Fahim.

Segundo o secretário, não é possível esperar mais tempo, a inauguração é necessária, pois está fazendo falta aos usuários. A demora em liberar esta UBS está travando a formação do Centro de Atenção Integrada do Homem, que será instalado no prédio da Unidade Regional de Saúde Nídia Modesto Veludo, que fica no bairro Mercês.

“Para lançar este centro - que deve ser instalado em um prédio sem outras atividades, pois terá muito movimento, e gostaria de fazer o lançamento ainda este mês por conta do Novembro Azul - é preciso adequar a instalação e levar a equipe de PSF da URS Nídia Veludo para a nova UBS que está pronta e precisa ser inaugurada”, explica o secretário.

Assim que inaugurada, a UBS, que receberá o nome de Roberto Árabe Abdanur, terá à disposição dos usuários duas equipes de PSF completas, compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentista e auxiliares de consultório de dentista, além dos profissionais da rede, que serão dois clínicos gerais, um clínico geral para tabagismo, um pediatra, um ginecologista e três psicólogos.

A equipe de reportagem do Jornal da Manhã repassou a situação à assessoria de imprensa da Cemig, caso desejasse se posicionar. De acordo com a nota encaminhada, a Cemig liberou a ligação de energia para a UBS do bairro Mercês, em caráter excepcional, até que a Prefeitura conclua a contratação de empresa credenciada junto à Cemig para a instalação de transformador exclusivo que vai atender de forma definitiva à referida unidade de saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por