CIDADE

Postos ficam abertos hoje para vacinação contra sarampo e pólio

Pais e responsáveis terão mais uma oportunidade de levar as crianças menores de cinco anos para que se vacinem contra a poliomielite ou paralisia infantil e o sarampo

Thassiana Macedo
Publicado em 22/11/2014 às 12:09Atualizado em 17/12/2022 às 02:36
Compartilhar

Pais e responsáveis terão mais uma oportunidade de levar as crianças menores de cinco anos para que se vacinem contra a poliomielite ou paralisia infantil e o sarampo. Hoje é o Dia D de mobilização contra estas doenças. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Matriciais de Saúde (UMSs), das 8h às 17h. O Ministério da Saúde preconiza como meta a imunização de 95% do total.

A imunização contra a paralisia infantil (poliomielite) deve ser feita em crianças a partir de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. A vacina é em dose única e duas gotas via oral. A previsão é de que sejam vacinadas 16.790 crianças. Portanto, toda criança nessas faixas etárias deve tomar a vacina, mesmo que esteja com o calendário completo.

Já a vacinação contra sarampo é triviral e destinada a crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias. A previsão é que 14.774 crianças sejam imunizadas. A Secretaria de Saúde orienta que os pais não se esqueçam de levar o cartão de vacina das crianças no dia da vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação prossegue até o dia 28 de novembro, mas a Secretaria de Saúde SMS lembra que a imunização contra paralisia infantil e sarampo faz parte do calendário de vacinas e acontece durante todo o ano. Para as crianças com alergia ao leite de vaca, a vacinação contra o sarampo ocorrerá posteriormente. Trata-se de medida de precaução, devido à presença do componente lactoalbumina hidrolisada. Caso a criança não tenha registro prévio de alergia, ela receberá a dose normalmente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por