CIDADE

Aciu lança campanha Imposto Ativo visando ações culturais e esportivas

Objetivo é estimular o setor empresarial do município a direcionar parte dos tributos, que deveriam ser recolhidos pelo fisco, a projetos relacionados a Uberaba

Thassiana Macedo
Publicado em 21/11/2014 às 09:36Atualizado em 16/12/2022 às 03:46
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Fot Arquivo

Manoel Neto lembra que as empresas não terão gasto e ainda contarão com publicidade nos eventos que apoiar

Na próxima quarta-feira, dia 26, a Aciu lança a campanha Imposto Ativo, em parceria com Prefeitura de Uberaba, Fundação Cultural e Sindicato dos Contabilistas de Uberaba. O objetivo é estimular o setor empresarial do município a direcionar parte dos tributos, que deveriam ser recolhidos pelo fisco, a projetos relacionados à divulgação de ações culturais e esportivas em Uberaba. O lançamento está marcado para as 9h no anfiteatro da entidade, na avenida Leopoldino de Oliveira, nº 3.433.

De acordo com o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, qualquer empreendimento brasileiro pode investir parte do Imposto de Renda em ações culturais. A renúncia fiscal, baseada no lucro real, está prevista na Lei Rouanet (Lei 8.313/1991), a qual prevê a doação de até 6% para pessoas físicas e 4% para jurídicas. O mesmo valerá a dedução de até 5% para o recolhimento estadual do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços).

Manoel Neto ressalta que as empresas e pessoas físicas não terão nenhum gasto, sendo que contarão com a vantagem de ganhar com a publicidade colocada nos eventos culturais e esportivos que apoiar. “Com isso, conseguem fazer um trabalho social, mostrando-se como empresas que participam das atividades da comunidade. Por outro lado, garantem lazer à sociedade, promovendo apresentações artísticas e culturais, bem como dando condições às pessoas de praticarem esportes. É uma opção legal e nós estamos nos colocando, a entidade que vai buscar as empresas que tenham interesse em aportar investimentos, que vai capitanear estes recursos e também executar os projetos”, explica.

Dez projetos foram aprovados pelo Ministério da Cultura, com base na legislação de incentivo fiscal, cujo recurso total investido é de R$3 milhões. Para o dirigente, a intenção é chegar a R$30 milhões em projetos, os quais também podem ser sugeridos pelo empresariado uberabense.

Durante o lançamento, representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais estarão presentes para explicar aos empresários como funciona a campanha “Imposto Ativo” e como eles podem contribuir. Serão repassadas todas as informações necessárias, inclusive sobre o trabalho de marketing para divulgação do nome da empresa atrelada a este projeto, com prestação de contas.

 

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