CIDADE

Profissionais da Saúde recebem capacitação sobre a chikungunya

Secretário de Saúde participou em Belo Horizonte de evento que alertou para a necessidade de capacitar profissionais para o combate ao mosquito e atendimento a doentes

Geórgia Santos
Publicado em 20/11/2014 às 21:06Atualizado em 17/12/2022 às 02:38
Compartilhar

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde são capacitados sobre o manejo clínico de pacientes com suspeita da febre chikungunya. Diante dos casos registrados nos país, incluindo Minas Gerais, a doença se tornou uma grande preocupação. Além de realizar treinamentos com os agentes de saúde, esta semana o assunto foi debatido em Belo Horizonte, onde foram repassadas orientações sobre como os municípios devem proceder no surgimento de casos. Em Uberaba, as informações já estão sendo multiplicadas com médicos e enfermeiros da atenção básica.

A palestra foi ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, por infectologistas que fazem o monitoramento do Aedes aegypti, e o secretário de Saúde, Fahim Sawan, participou do evento. De acordo com ele, a palestra foi para traçar estratégias de enfrentamento do governo estadual sobre a febre chikungunya. “Recebemos orientações sobre todos os aspectos quanto ao diagnóstico, e isso já estamos repassando aos nossos profissionais. Promovemos um treinamento com médicos da rede, bem como medidas de saúde que as pessoas precisam se conscientizar”, explica.

A febre chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue. Possui sintomas parecidos, mas com uma característica particular, que são as dores fortes nas juntas e, mesmo depois que passa a doença, as dores nas articulações podem permanecer por vários anos e serem transformadas em artrite e artrose. Assim, a ação agora é dupla: o Aedes aegypti precisa ser combatido por todos, sem deixar objetos expostos e que podem se tornar criadouros. “A febre já chegou a Minas Gerais, assim como em várias regiões do Norte e Nordeste, e em alguns países se tornou epidemia, devemos nos cuidar”, explica o secretário.

Ainda conforme Fahim, o município está se preparando e no dia 22 será a data de inscrição para contratação de mais 100 agentes das endemias. As motofogs estão trabalhando a todo vapor, mas é preciso o envolvimento de todos para ajudar na limpeza. E caso apareça algum paciente com a febre chikungunya, a orientação é que ele fique isolado do mosquito Aedes aegypti, em um ambiente pulverizado, com telinha, e que passe repelente.

Quanto à capacitação com os profissionais da Saúde, o trabalho foi desenvolvido com médicos e enfermeiros da atenção básica, sendo aproximadamente 120 profissionais, além de alguns das UPAs e também para 33 coordenadores dos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses. Na próxima semana, uma enfermeira do Departamento de Epidemiologia também segue para Belo Horizonte para participar de outra capacitação. Na volta, ela repassará as informações para todos os enfermeiros. Além disso, o plano de contingência contra a dengue e a febre chikungunya de Uberaba já foi realizado e aprovado pelo Conselho e pela Comissão Intergestora Regional Ampliada (Cira).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por