CIDADE

Comissão presidida por Montes faz audiência sobre uso de armas

O evento vai discutir o projeto que disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições em todo o país

Publicado em 14/11/2014 às 00:54Atualizado em 17/12/2022 às 02:43
Compartilhar

Deputado federal Marcos Montes (PSD) – presidente da comissão especial que analisa projeto sobre o uso de armas de fogo no Brasil – divulga detalhes sobre a audiência pública que será realizada, a pedido dele, no dia 26 de novembro. O evento está marcado para as 14h30, no Plenário 11 do Anexo II da Câmara dos Deputados. “Queremos ouvir todos os lados, de forma que o relator tenha subsídios o suficiente para formatar sua opinião, e que a comissão especial, no seu todo, tenha condições de votar o relatório com tranquilidade de consciência”, afirma Marcos Montes.

Entre os convidados para se posicionar na audiência pública estão defensores e críticos ao projeto em debate como Bené Barbosa, presidente do Movimento Viva Brasil; Fabrício Rebelo, pesquisador e especialista de Segurança Pública do Nordeste; Salésio Nuhs, presidente da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam); Fernando Segóvia, delegado de polícia; Lúcio Delfino, advogado militante em Uberaba; Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), e representantes do Ministério da Justiça e do Instituto Sou da Paz.

A comissão especial foi criada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para analisar e dar parecer sobre o Projeto de Lei 3.722, de 2012, de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC), e que “disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições, cominando penalidades e dando providências correlatas”. A votação do relatório está prevista para dia 10 de dezembro. A proposta revoga o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). A matéria retira as restrições do atual estatuto ao porte particular de armas por civis e cria normas para a comercialização delas e das munições.

De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara dos Deputados, as informações sobre a tramitação do PL 3722/12 estão entre os assuntos mais solicitados pelo público junto à Câmara com base na Lei de Acesso à Informação (12.527/11). O tema também ocupa o terceiro lugar entre as enquetes abertas no Portal da Câmara, com mais de 160 mil votos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por