CIDADE

Outubro Rosa termina com mais de 1,7 mil exames de mamografia

Hospital Dr. Hélio Angotti encerra mais uma campanha Outubro Rosa com saldo positivo. Durante todo o mês foram promovidas ações de conscientização para prevenção do câncer de mama

Geórgia Santos
Publicado em 01/11/2014 às 21:05Atualizado em 17/12/2022 às 02:56
Compartilhar

Hospital Dr. Hélio Angotti encerra mais uma campanha “Outubro Rosa” com saldo positivo. Durante todo o mês foram promovidas ações de conscientização das mulheres para prevenção do câncer de mama. Ao todo foram realizadas 1.771 mamografias e apenas 12 casos suspeitos da doença, o que, para a coordenadora da campanha, Sandra Vieira, é muito bom, pois comprova que o trabalho de orientação promovido pelo hospital está gerando resultados e as mulheres realizando o exame com frequência.

A campanha Outubro Rosa é desenvolvida há três anos e a cada versão os resultados são melhores. Em 2013 foram cerca de 1.200 exames, e este ano são mais de 1.700 mulheres, com idade de 50 a 69 – faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde na campanha de 2014 –, que realizaram a mamografia neste mês de outubro. Destes exames surgiram 12 casos suspeitos, que serão investigados pela equipe de mastologia com exames complementares. “Os números são satisfatórios, imaginávamos que a quantidade de casos suspeitos seria maior. Esse é o resultado de um trabalho que estamos desenvolvendo há três anos em toda região. Muitas empresas têm nos convidado para fazer ações de conscientização das funcionárias, estamos realizando um bom trabalho”, explica Sandra.

Vale ressaltar que o mês de outubro é apenas de mobilização. Durante todo o ano o Hospital Dr. Hélio Angotti, a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza mamografias, sendo 90 por dia. Basta que a mulher com mais de 40 anos procure uma Unidade Básica de Saúde, passe por uma consulta com médico e enfermeiro e solicite o exame.

Durante a solenidade de encerramento, ontem, entre uma apresentação e outra, dados sobre a incidência do câncer de mama foram divulgados. Conforme estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos de câncer no mundo vai crescer 75% até 2030. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), devem surgir 576.580 novos casos de câncer em 2014. Os tumores de mama, segundo tipo que mais acomete mulheres (30% dos casos), devem atingir 57,1 mil casos no ano. A incidência do câncer de mama no Estado de Minas Gerais é de 49,17 casos para cada 100 mil mulheres.

Em Uberaba, ao longo de 2013, 1.031 mulheres estavam em tratamento contra tumores de mama. Até o fim de setembro de 2014, os registros já apontam 1.033 pacientes em tratamento, número já superior a todo o ano passado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por