CIDADE

Grupo de estudo da UFTM promove seminário

O evento será realizado no anfiteatro da biblioteca da Uniube e a abertura acontece na noite desta quinta-feira (30)

Geórgia Santos
Publicado em 30/10/2014 às 21:05Atualizado em 17/12/2022 às 02:58
Compartilhar

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Ética do Professor (FEP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), promove a partir de hoje o II Seminário Sobre Formação Ética do Professor. O evento será realizado no anfiteatro da biblioteca da Uniube e a abertura acontece na noite desta quinta-feira (30); na sexta haverá minicursos e no sábado (1º), palestra de encerramento.

De acordo com o coordenador-geral do evento, professor Osvaldo Dalbério, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Ética do Professor existe desde 2008, cuja intenção é discutir a ética na profissão, que não possui ainda um código. A partir daí foram promovidas reflexões, publicação de artigos, participação em seminários e eventos. Em 2011 foi realizado o primeiro Seminário Sobre Formação Ética do Professor, onde foi discutido o desafio do educador no mundo atual quanto à ética moral e valores, a partir das mudanças culturais. O resultado deste evento foi positivo, rendendo a publicação de um livro, editado até mesmo em outros países.

“Agora estamos promovendo a segunda edição do seminário, para discutir desta vez se é possível ensinar valores e potencializar a discussão ética na escola, envolvendo não apenas o professor, como também alunos e a comunidade em geral. E o que nos levou a debater esse tema, desde o início, é a ética fundamentalmente na educação”, explica o professor.

Conforme a programação, o seminário terá início hoje, às 19h, com credenciamento. Logo em seguida, a palestra de abertura sobre demandas éticas na realidade social atual. Já na sexta-feira (31) as atividades começam cedo, no período da manhã, das 8h às 12h, acontecem minicursos e à tarde, apresentação de trabalhos, mesa-redonda (com o tema “É possível ensinar valores Morais e potencializar a reflexão Ética?”) e, para fechar, um momento festivo. No sábado pela manhã também acontecem apresentações de trabalho e, encerrando, uma palestra com o tema “Ética como forma de pensar e de viver a realidade da profissão docente”.

Segundo o professor Osvaldo, as inscrições pela internet já acabaram, mas os interessados em participar podem se inscrever no momento do credenciamento, hoje à noite. Vale ressaltar que todos os participantes receberão certificados ao final do seminário, no sábado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por