CIDADE

Cia. Fusion une cultura mineira com o hip hop

Cultura mineira em associação com o hip hop é o tema do novo trabalho da Cia. Fusion de Danças Urbanas

Publicado em 30/10/2014 às 21:01Atualizado em 17/12/2022 às 02:58
Compartilhar

Cultura mineira em associação com o hip hop é o tema do novo trabalho da Cia. Fusion de Danças Urbanas, intitulado “Quando Efé”, que iniciou turnê de três meses em outubro. Com base em elementos que vão desde expressões locais até as tradições musical, religiosa e cênica do Estado, a obra traz questionamentos sobre a relação da sociedade contemporânea com sua memória por meio das danças urbanas. As seis cidades que recebem o espetáculo são Ipatinga, Uberaba, Uberlândia, Belo Horizonte, Divinópolis e Araxá. A apresentação no Teatro Sesi Uberaba será nesta sexta-feira (31), às 20h. Os ingressos custam R$10.

“Quando Efé” busca aproximar manifestações que podem, num primeiro momento, parecer antagônicas, mas que convivem de forma harmoniosa em uma cidade como Belo Horizonte: o rap, as danças urbanas e as batidas eletrônicas coexistem com modas de viola, com o congado e os tambores mineiros. A inspiração veio de características culturais de Minas Gerais, como festas, sonoridades e danças tradicionais, o trabalho de ícones das artes cênicas do Estado, assim como a cena hip hop da capital. O vocabulário também foi observado, a exemplo da expressão “quando é fé”, que deu origem ao título do espetáculo, e significa “de repente” ou “até que”.

A coreografia é uma criação colaborativa dos integrantes, sempre com coordenação de Leandro Belilo, diretor e idealizador do espetáculo, que também atua como bailarino da companhia. Ele foi também responsável pela criação do cenário e do figurino, além de ter participado ativamente da concepção de trilha sonora e da elaboração da iluminação. O elenco conta com outros seis bailarinos. A trilha foi composta por Matheus Rodrigues e Isadora Rodrigues, produtora artística e executiva das apresentações, e conta com participação especial do Mestre Negoativo, líder da banda Berimbrown. A orientação de pesquisa ficou a cargo do professor doutor Reinaldo Martiniano Marques, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por