CIDADE

Cemitérios devem receber mais de 100 mil pessoas no Finados

Há alguns meses o serviço de limpeza e pintura está sendo realizado de forma especial nos três cemitérios da cidade - São João Batista, Medalha Milagrosa e Bom Pastor (Ponte Alta)

Geórgia Santos
Publicado em 29/10/2014 às 21:29Atualizado em 17/12/2022 às 02:59
Compartilhar

Prefeitura prepara cemitérios para o Dia de Finados. Há alguns meses o serviço de limpeza e pintura está sendo realizado de forma especial nos três cemitérios da cidade - São João Batista, Medalha Milagrosa e Bom Pastor (Ponte Alta) - para receber as famílias no Dia de Finados, no próximo domingo, 2 de novembro, que este ano, segundo o Jamir Messias, deverá ser de muito movimento. “A limpeza está sendo feita da forma necessária, o que é uma rotina, mas providenciamos também as podas das árvores que estavam maiores, pintura dos meios-fios, troca de equipamentos danificados nos banheiros. Estamos preparados para receber as pessoas que vierem aos cemitérios”, explica.

Segundo Jamir, o movimento nos cemitérios começa alguns dias antes da data. Várias famílias, para evitar o tumulto, realizam a visita na véspera, outras antecipam a limpeza dos túmulos para que no dia tudo esteja adequado. Para este ano a expectativa é de grande movimento, assim como no anterior. “Não acredito que terá mais do que normal por não ser feriado prolongado. Quem tem costume de fazer a visita no Dia de Finados não deixa de ir por conta de feriado. Por isso estimo 60 mil pessoas no São João Batista, 40 mil no Medalha Milagrosa e cerca de mil no Bom Pastor”, diz.

As missas também já foram agendadas. No cemitério São João Batista serão três celebrações: 7h, 9h e a última, às 16h, com o arcebispo dom Paulo Mendes. Já no cemitério Medalha Milagrosa são dois horários, às 10h e às 17h, e no cemitério Bom Pastor (Ponte Alta) haverá uma missa. Além das missas, a equipe da Renovação Carismática estará no local o dia todo.

Os produtos permitidos para a comercialização nas imediações dos cemitérios são flores, velas, água, refrigerante e alimentos. Para isto foi dado prazo para que os ambulantes se inscrevessem e esse período já terminou. Todos que procuraram a Prefeitura e garantiram sua vaga estarão com crachá de identificação. No que se refere a vaso de flores, não há impedimentos para que as famílias deixem nos túmulos. Os servidores dos cemitérios sempre tomam cuidado com acúmulo de água e durante todo ano a equipe de zoonoses faz seu trabalho no local, evitando a proliferação do mosquito da dengue.

Vale ressaltar que uma equipe também ficará à disposição na parte administrativa para atender os cidadãos que forem ao local em busca de informações. Além disso, estarão disponíveis computadores para que as pessoas possam fazer a pesquisa. Assim como em todos os anos, para garantir a segurança dos visitantes a Guarda Municipal e Polícia Militar estarão presentes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por