CIDADE

Guarda Municipal retoma a fiscalização de mototaxista clandestino

Ação acontece depois de manifestação ocorrida na semana passada, quando se cobrou retirada de circulação dos não regulamentados

Geórgia Santos
Publicado em 28/10/2014 às 22:02Atualizado em 17/12/2022 às 03:00
Compartilhar

Guarda Municipal e fiscais da Secretaria de Trânsito e Transportes realizaram fiscalização sobre mototaxistas para coibir a ação dos clandestinos no centro da cidade. A ação foi realizada na manhã de ontem na praça Rui Barbosa. Segundo o chefe de Policiamento da Guarda Municipal, Mário Nelson Emerenciano, esse trabalho segue as orientações do prefeito Paulo Piau, a partir de decreto publicado na semana passada. As blitze serão promovidas em qualquer lugar, horário ou dia da semana.

Na semana passada os taxistas regulamentados foi às ruas reivindicar fiscalização mais acirrada quanto aos mototaxistas clandestinos. A partir desta manifestação foram realizadas reuniões, em que ficou acertada a publicação de decreto sobre o transporte coletivo de passageiros, com destaque específico para a categoria, garantindo assim o endurecimento da punição para os mototaxistas ilegais. A partir de agora, quem for pego exercendo a profissão sem estar regulamentado será multado com 10UFMs (Unidade Fiscal do Município), ou seja, R$1.850, além de ter o veículo apreendido. “A norma está valendo e estamos cumprindo à risca”, afirma.

A primeira blitz foi realizada na praça Rui Barbosa, o local estava bem sinalizado e os motociclistas eram abordados em frente da Câmara Municipal de Uberaba. “Todos tiveram de parar e a documentação foi analisada, inclusive motociclistas comuns. Esse trabalho atende à reivindicação da categoria e visa a garantir a segurança dos passageiros. No momento da abordagem o mototaxista deve apresentar aos fiscais o crachá de identificação e a permissão, já aos agentes da guarda, a documentação do veículo e do condutor”, explica o chefe da GM.

Ao todo, entre motos comuns e mototaxistas, foram abordados 62 motociclistas, com sete advertências, duas multas/autuações e nenhuma motocicleta foi encaminhada ao pátio conveniado. Vale lembrar ainda que o exercício irregular da atividade também é crime, portanto, os clandestinos, podem ser conduzidos até uma autoridade policial. Esse é um trabalho que está apenas começando, e, além de motociclistas que estão em circulação, a fiscalização também acontece nos pontos e centrais de mototaxistas. Em agosto, em apenas um dia de fiscalização, três estabelecimentos foram interditados por conta da documentação, principalmente a falta do alvará.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por