CIDADE

FCU faz reuniões com setores para eleger conselho

Fundação Cultural promove reuniões com segmentos culturais para formação do Conselho Municipal de Políticas Culturais

Geórgia Santos
Publicado em 28/10/2014 às 21:33Atualizado em 17/12/2022 às 03:00
Compartilhar

Fundação Cultural promove reuniões com segmentos culturais para formação do Conselho Municipal de Políticas Culturais para o biênio 2014/2016. Ao todo foram sete dias de reuniões, que terminam hoje, para que cada segmento apresente nomes para concorrer ao conselho que será eleito em Plenária Cultural, dia 30 de outubro.

Já foram realizadas reuniões com os segmentos de dança, teatro e artes circenses, cultura popular, instituições culturais não-governamentais, artes visuais e design, empresas e produtores culturais, cultura afro, audiovisual e arte digital e hoje os encontros terminam com artistas e produtores da área de artesanato, às 17h, e com a área de música, às 18h.

De acordo com a assessora de fomento da Fundação Cultural, Lisete Rezende, esse é um conselho obrigatório no município para o desenvolvimento da política cultural. A atual formação existe desde 2005 e este ano precisa ser renovado, conforme determina o estatuto. “Em cada reunião com os setores afins, que são 12 áreas, foram indicados titulares e suplentes. Em alguns casos, durante a reunião já se define o representante, mas em outros foram promovidos encontros específicos de casa área para que a haja a votação, pois os nomes devem ser apresentados apenas no dia da plenária cultural”, explica a assessora de fomento da FCU.

A formação do Conselho Municipal de Política Cultural atende à Lei nº 11.364/2011, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Uberaba. O Conselho é constituído por 23 membros titulares e igual número de suplentes. São 11 membros representando o Poder Público e 12 membros titulares representando a sociedade civil. “Este é um conselho deliberativo que tem o poder de fiscalizar as ações promovidas para o setor, colaborando ativamente na gestão cultural, assim como aconteceu na elaboração do Plano Municipal da Cultura, que teve o envolvimento ativo dos conselheiros em elaborar e traçar as metas”, explica Lisete, lembrando que conselho será eleito na próxima quinta, às 18h, na Casa da Cultura.

Escola de Cultura. Hoje a Fundação Cultural de Uberaba realiza o Fórum Permanente para a implantação da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau). O fórum ocorre às 14h, na Casa da Cultura – Fundação Cultural, na praça Rui Barbosa. O grupo é uma instância consultiva e propositiva, cujo objetivo é colaborar para a criação da Escola de Cultura e Arte. A Ecau é um dos seis programas estruturantes do governo Paulo Piau para a cultura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por