CIDADE

Produtores receberão orientações para evitar perdas com a seca

Pensando na estiagem dos próximos anos, o Sindicato Rural de Uberaba promove ações para orientação e ajuda aos produtores

Geórgia Santos
Publicado em 26/10/2014 às 14:06Atualizado em 17/12/2022 às 03:02
Compartilhar

Pensando na estiagem dos próximos anos, o Sindicato Rural promove ações para orientar e ajudar o meio rural. Durante o período de seca o produtor rural enfrenta vários problemas para seguir com a atividade. No caso dos hortifrutigranjeiros, em que a maioria é da agricultura familiar, as perdas foram significativas devido à falta de água para irrigação, por isso, segundo o presidente do sindicato, Romeu Borges Júnior, é preciso que haja um planejamento de reservação de água nos mananciais.

“A questão do produtor de hortaliças está ligada diretamente com o recurso hídrico, e a necessidade de ter esse reservatório, talude ou uma pequena represa já foi apresentada ao prefeito Paulo Piau e ao presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto. A intenção é que cada produtor tenha uma outorga de água para sua atividade e, também, tenha a possibilidade por meio dos órgãos ambientais de fazer uma reservação compatível com a outorga que possui”, explica Romeu, ressaltando que desta forma o produtor usaria o mínimo possível do curso regular da água na época da seca.

É importante destacar que as perdas no setor afetam significativamente a economia. O consumidor na maioria das vezes é o que mais sente os prejuízos, pois com a demanda baixa os preços aumentam, além disso, o pouco que é distribuído aos varejões nem sempre tem boa qualidade, justamente por conta da falta de água. Segundo Romeu, se o produtor não consegue produzir, o que ainda resta de produção anterior será comercializada mais caro.

O assunto será tratado em um evento no início do mês de novembro com foco na questão hídrica na região. Especialistas da Agência Nacional das Águas, entendedores do assunto, estarão presentes para traçar um trabalho de preservação da água. “É um conjunto de fatores que interferem na agropecuária, na renda do produtor e do cidadão que compra um produto mais caro”, explica o presidente do Sindicato Rural.

Outra ação que está sendo promovida pelo setor, levando-se em conta o período de estiagem, é uma palestra, que deve acontecer no dia 27 de outubro, para debater “como produzir e garantir lucro com silagem de alta qualidade”. A silagem garante alimento de alta qualidade para o período da seca. É momento, portanto, de os produtores começarem a se organizar para o plantio do milho ou sorgo, que será a matéria-prima para o preparo do silo. “Temos que estar preparados para enfrentar os próximos anos de estiagem, desde o plantio até a colheita, por isso durante a palestra serão repassadas orientações técnicas sobre a plantação, a hora certa de colher e o armazenamento”, diz. O evento acontece às 19h no auditório do Sindicato Rural, na rua Manoel Brandão, nº 160, e será aberto ao público.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por