CIDADE

Desperdício de água gera cerca de 200 notificações em Uberaba

Fiscais estão de olho; quando fazem vistoria de desperdício, em um primeiro momento é feita a notificação e repassada a devida orientação

Geórgia Santos
Publicado em 19/10/2014 às 14:42Atualizado em 17/12/2022 às 03:09
Compartilhar

Departamento de Posturas emite cerca de 200 notificações de advertência por desperdício. A fiscalização está sendo realizada há um mês e começou a partir de um decreto da Prefeitura sobre a situação de emergência por desabastecimento na cidade, que, por sinal, foi prorrogado por mais 30 dias. Três consumidores foram multados pelo fato de ter sido notificados mais de uma vez.

De acordo com o diretor do Departamento de Posturas, Renê Inácio, já houve cerca de 650 reclamações quanto ao desperdício de água, mas não foram geradas notificações em todas, pois nem sempre o fiscal consegue flagrar o ato ou em outras situações não se trata de desperdício de fato, quando se percebe que a pessoa está reaproveitando a água que usou para outros fins, como, por exemplo, para lavar roupa. “Portanto, esse trabalho continua; os fiscais estão nas ruas e estamos recebendo denúncias. O que percebemos é que a população abraçou a causa e se conscientizou. A quantidade de pessoas desperdiçando água vem diminuindo”, afirma o diretor do departamento.

Os fiscais estão sempre de olho e, quando realizam vistoria de desperdício, em um primeiro momento é feita a notificação e repassadas as devidas orientações, pois a intenção não é penalizar, multar, mas sim de mudar o comportamento das pessoas para que todos tenham a consciência de que o problema é sério e vai acarretar prejuízos. “Enfim, percebemos a aceitação do cidadão em respeitar e não desperdiçar mais”, afirma.

Vale lembrar que em muitas casas há falta de água, por isso não há como desperdiçar. E, assim como o Departamento de Posturas, a equipe de reportagem do Jornal da Manhã recebe denúncias da comunidade quanto ao desperdício. Na sexta-feira, 17, moradores do Uberaba I ficaram indignados ao flagrar pessoas molhando a grama de um campo de futebol. O serviço foi realizado durante toda a tarde, os vizinhos ligaram no Codau para denunciar, mas as atendentes disseram que não era possível tomar nenhuma atitude e, por isso, poderiam procurar a imprensa. “Enquanto estamos sem água nem para fazer as necessidades especiais, aqui do lado estão desperdiçando com irrigação de grama; isso não deveria estar acontecendo”, reclama a moradora Sandra Maria de Oliveira.

Renê orienta a população sobre o bom uso da água. Neste período em que a falta de água está cada vez maior, as pessoas devem usá-la quando necessário, procurando reutilizá-la sempre que for possível e evitando algumas atividades de limpeza, como lavar carro e calçada, serviços que podem ser realizados quando a situação se normalizar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por