CIDADE

Moradores do Jardim Eldorado sofrem com trânsito de caminhões

A caminho da Pedreira de Léa, os motoristas desobedecem à sinalização de proibido o trânsito de caminhões e passam em alta velocidade

Geórgia Santos
Publicado em 05/10/2014 às 14:32Atualizado em 17/12/2022 às 03:22
Compartilhar

Fluxo de caminhões aumenta na avenida João Tomain, no bairro Jardim Eldorado, e o barulho incomoda moradores. A via é caminho para a Pedreira de Léa. Mesmo com placa indicando a circulação proibida de caminhões nesta avenida, os veículos pesados passam pelo local durante todo o dia, inclusive à noite, em alta velocidade e fazendo muito barulho, principalmente quando estão com a carroceria vazia.

Segundo uma moradora que preferiu manter a identidade preservada, os caminhões começaram a passar pela avenida há cerca de cinco meses, e a maioria é formada por veículos que seguem para Pedreira de Léa. Antes faziam outra rota, mas, por conta do incômodo que causavam, os moradores das ruas por onde passavam se uniram e impediram que circulassem pelo local. Assim, mesmo sendo proibido, com placas de sinalização nos dois extremos da via, os caminhões agora seguem pela avenida João Tomain.

“Se não permitem o fluxo de veículos na avenida, é por algum motivo, e ele deve ser respeitado, essa é uma norma de trânsito. Não aguentamos mais essa situação, independente do horário, o movimento é grande. Quando os veículos estão vazios, o barulho é ainda mais alto, mal dá para conversar com outra pessoa, escutar a televisão ou o toque do telefone. Além disso, a casa chega a tremer quando passam. Fico preocupada com isso, mais tarde podem surgir rachaduras e tenho certeza que não vão pagar pelos estragos”, explica a moradora, ressaltando que a vizinha está muito preocupada com o surgimento de rachaduras, pois reformou a casa recentemente.

Outro risco sobre a circulação destes veículos pesados é para travessia de pedestre. Como passam em alta velocidade, cruzar a avenida se tornou uma aventura, um perigo de atropelamento, visto que bem próximo existe um Centro de Educação Infantil, portanto, a presença de crianças atravessando a avenida é grande. “Entendo que estão trabalhando, mas que seja de forma correta. Já chamei a atenção de alguns motoristas sobre a proibição de passarem pela avenida, mas foram mal educados comigo”, diz. A moradora conta também que já procurou a Secretaria de Trânsito e Transporte, assim como a Guarda Municipal, há 15 dias, pedindo fiscalização, ou pelo menos a instalação de lombada, mas não teve resposta.

O caso foi repassado à assessoria de imprensa da Prefeitura e, conforme o secretário de Trânsito, Emanuel da Paixão Kappel, já está em andamento um projeto para instalação de um redutor de velocidade na via para evitar que os motoristas passem pelo local. De imediato, ele garantiu que fará uma ação mais efetiva de fiscalização, inclusive buscando o apoio de outros órgãos de fiscalização como a Polícia Militar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por