CIDADE

Settrans implantar passagem de pedestres na avenida Fidélis Reis

Com as alterações realizadas na avenida, o pedestre tem encontrado mais dificuldades para atravessar a via; a retirada do canteiro central fez aumentar o trecho de um lado a outro

Geórgia Santos
Publicado em 28/09/2014 às 14:00Atualizado em 17/12/2022 às 03:28
Compartilhar

Secretaria de Trânsito e Transporte pode instalar duas passagens elevadas de pedestres na avenida Dr. Fidélis Reis. Em meio às celebrações da Semana Nacional do Trânsito, em que o tema central foi “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, levantou-se a discussão quanto à acessibilidade em Uberaba para pedestres, principalmente a necessidade de se colocar mais faixas, e foi possível perceber que é preciso melhorar alguns pontos.

A avenida Fidélis Reis passou por reformulação recentemente para implantação do sistema BRT e se tornou uma via de mão única. Foram destinadas faixas para ciclistas, veículos do transporte coletivo e para estacionamento. Entretanto, a travessia de pedestres ficou complicada. Com a retirada do canteiro central, o trecho a ser percorrido pelos pedestres de um lado a outro aumentou, sem a possibilidade de paradas, e, além disso, existem dois quarteirões longos com faixas apenas nos cruzamentos.

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito, Rodrigo Rosa Carmelito, na avenida Fidélis Reis foi realizado aquilo que estava determinado no projeto, mas é evidente que ainda faltam algumas sinalizações, como, por exemplo, a colocação de vagas para idosos, deficientes, mais espaços para motos. “Talvez iremos colocar também duas travessias elevadas, isto está sendo avaliado de uma melhor forma para que o pedestre também tenha a sua vez na avenida, não só o veículo”, explica Rodrigo. Ele ressalta que os estudos para implantação estão adiantados, é preciso apenas ter uma conversa entre o secretário de Trânsito, Emmanuel Kappel, e o prefeito Paulo Piau para autorizar a instalação das passagens e novas vagas.

As travessias devem ser instaladas perto do camelódromo e em frente da funerária Irmãos Pagliaro, desta forma, segundo Rodrigo, espera-se que, além de facilitar o cruzamento de pedestres, também contenha a velocidade dos veículos. “A intenção é que o veículo maior respeite o pedestre. No momento em que estiver chegando próximo à travessia, e se tiver alguém, é preciso parar até que termine o percurso”, explica.

Já com relação à construção de passagens elevadas de pedestres na avenida Espanha, no trecho que foi recentemente duplicado, conforme havia sido anunciado pelo secretário Roberto Indaiá, segundo Rodrigo, ainda não é possível confirmar a instalação, pois é preciso fazer uma avaliação; está sendo feito estudo com a contagem de pessoas que atravessam no local para depois ser confirmada ou não a colocação da faixa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por