ALTERNATIVA

Comphau faz revisão de imóveis tombados e inventariados da cidade

Lídia Prata
Publicado em 20/06/2019 às 08:11Atualizado em 17/12/2022 às 21:47
Compartilhar

Foto/divulgação

Posse do professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo foi prestigiada pelo coordenador regional da Adesg e diretor da Aciu, Antônio José Bessa Ferreira, e pelo ex-presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges Júnior, além de Antônio Veneu Jordão, que foi o coordenador da campanha de Bolsonaro na região, entre outros. Na foto, os três ladeando o novo reitor e o ministro da Educação, Abraham Weintraub

Caso a caso

Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico, o Comphau, está revendo caso a caso os imóveis tombados e inventariados em Uberaba ao longo dos anos. Foi o que disse o presidente do Comphau, arquiteto Daniel Rodrigues, em visita ao JM nessa quarta-feira, acompanhado por outros conselheiros e ex-conselheiros e arquitetos capitaneados pela professora Ana Paula Barros. Por falta de recursos e de mão de obra, esse trabalho não tem prazo para ser concluído. Em compensação, Daniel Rodrigues ressaltou que, desde que assumiu a presidência do Conselho, nenhum novo imóvel foi tombado ou inventariado.

Organização já!

Na verdade, o Comphau precisa ter uma estrutura independente, com um mínimo de organização que seja, e disponibilizar à população todas as informações necessárias sobre direitos e deveres de proprietários de imóveis preservados ou passíveis de preservação. Hoje as poucas informações são disponibilizadas em site da Prefeitura de Uberaba. Não pode continuar assim. E mais: o Conselho precisa prestar informações técnicas claras e devidamente fundamentadas sobre os motivos da preservação de cada imóvel. Sem isso, a insatisfação popular com atuação do Comphau vai permanecer, assim como as críticas da comunidade aos tombamentos e inventariação de imóveis considerados “velhos” e não “históricos”.

Revisão legal

Atuais conselheiros do Comphau vão fazer reuniões ordinárias itinerantes daqui pra frente, na expectativa de estreitar o relacionamento com a comunidade, tanto no sentido de esclarecer questões sobre tombamento e inventariação de imóveis quanto ouvir as queixas (e vão ouvir muitas!) da comunidade. A estreia desse novo modelo será no Museu do Zebu. O presidente Daniel Rodrigues defende, inclusive, que a partir dessas discussões haja uma revisão no texto da lei municipal que trata do assunto. Oremos!

Que cores são essas?

Por falar em patrimônio histórico, não há referência pretérita alguma sobre as cores usadas na pintura externa do Paço Municipal. Aquele amarelão escandaloso, arrematado por detalhes em cinza chumbo, nunca foi cor original do prédio que abriga a Câmara Municipal, na praça Rui Barbosa.

 Chocante

Segundo a presidente do Arquivo Público de Uberaba, Marta Zednik de Casanova, quando foi inaugurado, em 1836, o prédio da Câmara era branco com janelas azuladas. Ao longo dos anos passou por duas reformas, sendo a última na década de 1940, quando foi então adotado o amarelo cromo suave na fachada. Portanto, esse amarelo escandaloso está totalmente por fora, além de ser horroroso...

Bateu, levou!

Prefeito Paulo Piau recorreu ao Judiciário contra os autores dos novos pedidos de impeachment protocolados na Câmara Municipal contra ele. Protocolou ontem representação criminal contra Pablo Guilherme Lopes da Costa, Lion Denis da Silveira Júnior e Elias Cintra de Oliveira Almeida, sustentando ofensa à sua honra através de calúnias propagadas pelos representados em diversas redes sociais e declarações na imprensa.

Passo desencontrado

Mais um feriado complicado para advogados mineiros. Enquanto a Justiça Estadual vai emendar quinta e sexta-feira, a Justiça Federal e a Justiça do Trabalho param apenas hoje e vão funcionar normalmente amanhã.

Prova de prestígio

Posse do professor Luiz Fernando Resende como novo reitor da UFTM foi bem prestigiada, ontem, em Brasília. Além do senador Carlos Viana, do ex-deputado federal Aelton Freitas e de professores da Universidade, a solenidade contou com a presença do vereador Samuel Pereira, do coordenador regional da Adesg e diretor da Aciu, Antônio José Bessa Ferreira, e do ex-presidente do Sindicato Rural de Uberaba Romeu Borges Júnior, que obteve votação expressiva para deputado federal pelo PSL nas eleições passadas.

Excelência no foco

Manter a Universidade focada na excelência e cada vez mais inclusiva. Foi o que prometeu o novo reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro no seu pronunciamento na cerimônia no Ministério da Educação. “Farei uma gestão para todos” – ressaltou Luiz Fernando, lembrando que a posse é fruto de um trabalho de equipe, não só da Universidade, como também das entidades da sociedade de Uberaba. Citou nominalmente Adesg, Fiemg, Aciu, Sindicato Rural e ABCZ, entre outras instituições que o apoiaram. Posse de Luiz Fernando foi dada pelo ministro Abraham Weintraub.

Boa opção

Neste feriado de Corpus Christi, o Shopping Uberaba estará aberto e com várias atrações: feira de livros na Praça de Eventos, exposição Síntese de Enzo Pálha, com acesso rápido pela Entrada G, e música ao vivo com Pedro Amui na Praça de Alimentação, das 19h às 21h. O setor de gastronomia e lazer funcionará sem alteração. As lojas terão horário especial: das 13h às 20h.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por