ALTERNATIVA

Números apagados de vagas do rotativo geram problemas a usuários

Lídia Prata
Publicado em 14/06/2019 às 06:46Atualizado em 17/12/2022 às 21:39
Compartilhar

Cadê o número?

Sistema de estacionamento rotativo precisa de revisão urgente. Em várias ruas da cidade a pintura numérica da vaga de estacionamento está apagada ou pintada com tinta preta, impedindo sua identificação pelo motorista. Em alguns pontos, como na calçada da rua Alaor Prata, por exemplo, tem vaga com número apagado. Na avenida Santos Dumont, imediações da rua da Medalha Milagrosa, há casos de números indecifráveis e outros de cabeça pra baixo. Há outros tantos casos que precisam de reparos imediatos. Segundo o secretário de Trânsito, Wellington Cardoso, a população deve comunicar esses fatos à Prefeitura, quando deparar com essas aberrações, para que possa acionar a EXP para repintar os números.

Como assim?

Cidadão estacionou seu veículo ontem na avenida Getúlio Guaritá, tentou identificar o número da vaga na calçada, mas encontrou apenas um borrão preto circulado com tinta amarela. Ao voltar de consulta médica, foi surpreendido por notificação para pagar o valor do estacionamento rotativo. Recorreu ao monitor da EXP para explicar que não havia número de vaga, e, por essa razão, não fez o pagamento pelo aplicativo. Aí veio o mais inacreditável da história: o monitor alegou que ele sabia qual era o número. Como assim? A obrigação da empresa é numerar as vagas de modo que o cidadão a identifique para efeito de pagamento. Não pode obrigar os motoristas a pedir informação para monitores da empresa, até porque nem sempre eles estão por perto...

Impasse interminável

Por falar em trânsito, já passou da hora de o Executivo e o Legislativo se entenderem para “ressuscitar” o projeto de revitalização da avenida Marcus Cherém. Devem aproveitar essa fase de “paz e amor” para discutirem o assunto. Do jeito que está não pode continuar. A Marcus Cherém depõe contra Uberaba, não apenas pela feiura e pela sujeira da via, como também pela passarela do comércio de sexo em que se transformou. Se o projeto existente não agrada à maioria, por que não discutir alternativas viáveis e capazes de melhorar o aspecto da avenida? Do jeito que está é que não dá para ficar mais.

Bronca

Para quem não se recorda, havia inicialmente um projeto para transformar a Marcus Cherém numa via de mão única, uma espécie de saída da cidade. Na época, vereadores de oposição fizeram o maior estardalhaço nas redes sociais, criticando o projeto. Da mesma forma, alguns comerciantes estabelecidos na via também criticaram a mão única e o estacionamento em 45 graus, previstos no projeto. Aí a história morreu.

Cara nova

A avenida Tonico dos Santos passou recentemente por revitalização e seu aspecto melhorou muito. É bem verdade que o resultado dividiu opiniões, mas é preciso reconhecer que, em comparação ao que era, a situação hoje é outra. Canteiros floridos, pavimentação nova e iluminação de LED deram novo aspecto à Tonico dos Santos.

Falta pouco

Até o fim do mês deve estar concluída a licitação da barragem da Prainha. Expectativa é do presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. Logo depois do feriado de Corpus Christi a licitação entrará na fase de abertura dos envelopes de proposta financeira. Quem tiver o menor preço será declarado vencedor e, de imediato, receberá a ordem de serviço, segundo Luiz Neto. Das 13 empresas habilitadas para o certame, 11 são de fora e apenas duas são locais. Obra demandará algo em torno de R$26 milhões, com prazo de 24 meses para conclusão do serviço. Ou seja: não vai ficar pronta antes do término do mandato do prefeito Paulo Piau.

Expansão de rede

Deve seguir nos próximos dias para a Câmara projeto que pede autorização para a Codau contratar financiamento com a Caixa para obras de expansão de rede d’água, centro de reservação e adutoras. Serão duas frentes: uma na Filomena Cartafina, que deverá atender aos residenciais e loteamentos naquela região, chegando até à fábrica da Itaipava, e outra na Univerdecidade.

Avança Uberaba

Uberaba foi uma das pouquíssimas cidades da região Sudeste selecionadas pelo Ministério das Cidades para contratação de financiamento especial do programa Avança Cidade, voltado especificamente para expansão da rede de água. Pode contratar financiamento de até R$24 milhões, com juros de 6% ao ano.

Corre-corre

Auditório do Centro Administrativo da PMU estava todo adaptado para o recadastramento do funcionalismo municipal quando chegou a notícia da morte do ex-prefeito Silvério Cartafina Filho. Foi um corre-corre danado para preparar o local para o velório. Funcionários da Secretaria de Administração passaram boa parte da madrugada retirando equipamentos e documentos dali. Foi um Deus-nos-acuda...

Cartão vermelho

Demissões de diretores-gerais da Band pegaram de surpresa os meios de comunicação na cidade, por atingir, principalmente, o diretor Luiz Eduardo, que estava há 14 anos no comando da emissora em Uberaba.

Movimentação

Com as bênçãos do senador Rodrigo Pacheco, o Democratas está se rearticulando em Uberaba. Na coordenação dessa tarefa de ressuscitar o partido está a ex-presidente do diretório municipal do DEM, advogada Eclair Gonçalves.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por