ALTERNATIVA

Presidente do MDB propõe "trincheira de guerra" em defesa da RF

Lídia Prata
Publicado em 18/05/2019 às 07:33Atualizado em 17/12/2022 às 20:52
Compartilhar

Divulgação

Resultado de emenda parlamentar do então deputado estadual Tony Carlos, a frota da Guarda Municipal recebeu ontem o reforço de cinco motos novinhas e totalmente equipadas. Embora não tenha sido reeleito, os resultados do seu trabalho parlamentar continuam rendendo bons frutos para Uberaba

Nada pessoal

Presidente do diretório municipal do MDB, Fabiano Elias chama a atenção para interpretação equivocada que vem sendo dada à provável transformação da Delegacia da Receita Federal em mero posto de atendimento em Uberaba. Ele destaca que a reorganização da Receita Federal do Brasil, ligada ao Ministério da Economia, deverá enxugar de oito a nove delegacias em Minas, e não apenas a de Uberaba. Na guilhotina estariam, também, as delegacias de Sete Lagoas, Ipatinga, Governador Valadares, Montes Claros, Varginha e Contagem. "Se não abrirmos uma trincheira de guerra, com articulações políticas estratégicas, vamos perder a nossa delegacia" – acredita o líder emedebista.

Unidade regional

Nessa história de contingenciamento de despesas do governo federal, deverá subsistir apenas a Delegacia da Receita Federal de Uberlândia na região, que passará a ter abrangência no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Isso significa que serão fechadas também as unidades da Receita Federal em Patos de Minas, Araxá, Patrocínio e Araguari. Mesmo assim, a competência para negociação em caso de parcelamento, reparcelamento, fiscalização, multas e outras pendências será exclusiva de uma das três diretorias de BH, a Derart (administrativo-tributária), Defiz (fiscalizações) e Demat (voltada para grandes contribuintes). Não se sabe, ainda, qual será o destino dos funcionários lotados nos municípios onde as delegacias serão fechadas, mas as especulações dão conta de que serão remanejados para Uberlândia ou BH...

Velório digno

Reforma das salas de velório do cemitério São João Batista foi objeto de requerimento apresentado pelo vereador Rubério Santos esta semana na Câmara Municipal. Além da repaginação e ampliação das salas, ele propõe a reforma de banheiros, a construção de uma copa de apoio e rampas de acessibilidade. De fato, o velório do cemitério São João Batista precisa urgentemente de água e sabão, pra começar. Além de sujo e malcheiroso, não oferece a menor estrutura de apoio aos familiares que a ele recorrem para velar seus entes queridos. E mais: não faltam cachorros de rua fazendo “ponto” no prédio e flanelinhas para “vigiar” os carros no estacionamento do cemitério. Iluminação é precária no entorno do velório, colocando em perigo as pessoas que passam a madrugada ali. Por tudo isso, a sugestão do vereador Rubério Santos é extremamente oportuna e merece ser priorizada pelo governo municipal.

Atenção

Se você tiver que passar pelo centro da cidade hoje, cuidad evite a praça Rui Barbosa. Para a construção de uma passagem elevada de pedestres (mais uma!), será interditada a pista na altura do Elvira Shopping, a partir de 7h de hoje. Já imaginou o caos que vai se instalar no centro da cidade, com o desvio do trânsito para as vias alternativas???

Na mira

PTB, PSDB, PMN, PSDC, PDT e PSC esperam reunir 200 pré-candidatos a vereador no encontro desta manhã, na chácara Ovinogen. A propósito, o presidente do MDB/Uberaba tem sido assediado por vários partidos para que coloque seu nome na disputa por cadeira na Câmara Municipal em 2020. Indagado, Fabiano Elias diz que vai avaliar essa possibilidade com seu grupo político, já que sua mãe, professora Silvana Elias, também tem sido convidada para se candidatar no ano que vem.

Em alta

Subiu para 5.956 as notificações de casos suspeitos de dengue em Uberaba. Os casos confirmados continuam os mesmos 427, porque os resultados desses exames demoram a chegar. Mas certamente muitos outros casos suspeitos vão se confirmar assim que os exames ficarem prontos. Pode apostar. O JM trará amanhã um caderno especial sobre a dengue com diversas informações sobre o assunto. Vale a leitura.

Fumacê

Com UPAs e hospitais lotados de pacientes com dengue ou suspeita de dengue, a Prefeitura está intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor da doença. Praticamente todos os bairros da cidade foram alvo de ações do fumacê e do motofog, incluindo Tutunas e arredores, Jardim Anatê e proximidades, Residencial 2000, Marajós, Vila Craide, Mangueiras, Morada das Fontes, Jardim São Bento, Primavera, Boa Vista, Cássio Resende, Ponte Alta, Peirópolis, entre outros. Isso significa que o serviço está tão democrático quanto a própria dengue, que não distingue pobres e ricos, jovens e idosos, centro urbano e periferia...

Canetando

Setor de Posturas da PMU aplicou 11 multas por descarte irregular este ano. Os valores variam de uma a 17 UFMs, sendo que cada unidade fiscal do município corresponde a R$273. No total, até agora, as multas giram em torno de R$6 mil. Cá pra nós: está demais essa história de descarte de lixo e entulho em terrenos baldios. Já foram recolhidas mais de 60 toneladas na cidade, até agora. Tem mais: a falta de limpeza em imóveis gerou 555 multas aplicadas pelo setor de fiscalização da Prefeitura, nos primeiros quatro meses do ano.

Tendências

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniube promove na semana que vem o “III Simpósio e Workshop Internacional: [Re]pensar o espaço democrátic Arquitetura + Cidade”. O evento propõe discussão sobre a produção da cidade contemporânea, com a participação de convidados do Brasil, Paraguai, Equador e Espanha.

Boa leitura

Hildebrando Pontes Neto e Alessandra Pontes, neto e bisneta do historiador Hildebrando Pontes, lançarão livros em Uberaba, dia 7 de junho, no Centro Cultural Cecília Palmério. As obras literárias são voltadas ao público infantil. De Hildebrando Pontes Neto, “O velho carrossel”, e de Alessandra Pontes Roscoe, “A árvore voadora”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por